Matemáticos estão repensando o sinal de igual; entenda o debate
Matemático repensa a função desse famoso sinal da matemática; veja o que está sendo proposto.
O sinal de igual (=), tão usado nas contas de matemática e muito comum em nossa vida escolar e rotina diária, pode estar com os dias contados. Isso porque muitos estudiosos já começaram a repensar e a rediscutir a importância e a função desse elemento matemático.
Na prática, a iniciativa contra o sinal de igual veio do matemático Kevin Buzzard, que tem ganhado notoriedade com a proposta.
Ele, inclusive, já tem um artigo científico escrito sobre o assunto, mas o material ainda não foi impresso porque está em fase de revisão.
O que o matemático tenta provar é o que realmente significa o sinal de igual, além de evidenciar também o que ele não significa. Ou seja, é uma releitura desse sinal tão famoso.
Matemático afirma que igual é um sinal ‘solto’
Sinal de igual está com os dias contados na matemática? – Imagem: Pixabay
Para o referido matemático, o sinal de igual hoje é um símbolo ‘solto’ e usado de forma muito vaga. Nas palavras do especialista, nem sempre há uma lógica bem definida sobre o assunto.
Outro ponto discutido é o arredondamento dos valores. Neste caso, também devemos usar o sinal de igual? Ele tem o mesmo valor? Tudo isso vem sendo motivo de debates e discussões acadêmicas, que na prática estão colocando em xeque o uso desse símbolo tão tradicional.
Ainda assim, esse estudo não significa que vai acabar com o sinal de igual da noite para o dia. Além disso, pode ser que nunca venha a deixar de existir, uma vez que é um elemento já consagrado na matemática e áreas afins.
Apesar disso, por enquanto, a história vem viralizando por conta da curiosidade
e da importância desse sinal para a sociedade, além de esse ser um caso curioso e até inusitado.
Falta precisão, segundo o especialista
Uma das principais contestações do matemático é justamente a suposta falta de precisão no sinal de igual. Por exemplo, isso vale para todas as situações? Todos os espaços de tempo?
E, se tiver duas galinhas iguais, mas depois surgir uma
terceira? Isso tudo vem sendo alvo de discussão e indagação desse especialista.
No entanto, ao longo da história, houve muitas ressignificações para outros sinais da matemática. E tudo isso faz parte de estudos científicos organizados e conceituados, que promovem as determinadas mudanças.
Mas, no caso do sinal de igual, Kevin Buzzard disse que não tem a pretensão de mudar totalmente a matemática.
No entanto, pretende criar esse novo significado apenas para o sinal de igual, que tem um valor relativo em algumas situações.
Comentários estão fechados.