Nova controvérsia envolve a forma como o McDonald’s embala o Big Mac e as batatas
Empresa busca cumprir meta de usar embalagens renováveis até 2025, mas acionistas pressionam por mais medidas sustentáveis
Desde os anos 1980, o McDonald’s vem enfrentando pressão de grupos ambientalistas para adotar práticas mais sustentáveis em relação às embalagens de seus produtos. Em 1990, a empresa abandonou o uso de isopor para o Big Mac e passou a usar papel embrulhado.
Desde então, o McDonald’s vem fazendo progressos em relação a sua meta de utilizar embalagens recicladas ou renováveis em todos os seus restaurantes até o final de 2025. No entanto, acionistas ativistas estão agora pressionando a empresa para adotar medidas ainda mais ambiciosas, como a adoção de embalagens reutilizáveis.
Uma das medidas propostas pelos acionistas foi a produção de um relatório sobre as implicações da mudança para embalagens reutilizáveis, proposta aceita pelo McDonald’s em troca da retirada da proposta. No entanto, a empresa ainda não anunciou planos concretos para a adoção de embalagens reutilizáveis.
Mas então, por que o McDonald’s continua com esses entraves?
Embora o McDonald’s tenha feito algumas mudanças significativas em suas embalagens nos últimos anos, como a eliminação completa do isopor em todos os seus mercados globais, a maioria das mudanças em direção a embalagens mais sustentáveis ocorreram fora dos Estados Unidos.
Na Europa, por exemplo, a Comissão Europeia proibiu certas embalagens de uso único e exigiu que todas as embalagens nessas categorias fossem projetadas para reutilização a partir de julho de 2021. E no final de 2020, o McDonald’s France lançou uma embalagem de plástico reutilizável para alimentos em sua cor vermelha característica.
Será que o McDonald’s está pronto para dar o próximo passo em direção a embalagens mais sustentáveis? Os acionistas ativistas certamente esperam que sim. A empresa ainda tem alguns anos até a data limite de sua meta de embalagens renováveis, e pode ser que a adoção de embalagens reutilizáveis seja a chave para alcançar esse objetivo.
Conclui-se então que o McDonald’s vem sendo cobrado por medidas sustentáveis há décadas, mas apenas em 2018 eliminou o uso de isopor em seus mercados globais.
Com Pressão por mais medidas sustentáveis, como adoção de embalagens reutilizáveis, tem sido cada vez mais forte por parte de acionistas e da sociedade em geral e ele em si, já tem se comprometido com metas ambientais, mas ainda há espaço para avançar em práticas sustentáveis e redução de impactos ambientais
Comentários estão fechados.