MEC anuncia ampliação de bolsas de pós-graduação da Capes em 5.300
A concessão do benefício levará em conta o IDH municipal para dar prioridade às regiões mais desfavorecidas.
Na quinta-feira (2 de março de 2023), o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que 5.300 novas bolsas de estudo da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) serão distribuídas para estudantes de pós-graduação.
De acordo com o governo, a concessão dessas bolsas elevará o número de estudantes bolsistas para 89.600. Santana mencionou em uma postagem no Twitter que o incentivo será destinado a 3.258 dos 6.000 cursos de mestrado e doutorado (stricto sensu) registrados no país. Uma portaria oficializando a medida será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.
O ministro acrescentou que o aumento no número de benefícios é resultado de mudanças no modelo de concessão, cujos cálculos foram atualizados em 2023. O processo de seleção agora inclui, além da nota na avaliação da Capes e do tipo de curso – mestrado ou doutorado – a consideração do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).
Com essa atualização, o MEC pretende priorizar a concessão de bolsas de estudo a estudantes provenientes dos municípios mais carentes.
Comentários estão fechados.