MEC cria grupo de trabalho para aperfeiçoar o Profuncionário
Resultados da iniciativa servirão para a adoção de melhoriasem favor dos professores
A criação de um grupo de trabalho, encarregado de propor melhorias ao Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). Esse é o objetivo da portaria, publicada na última sexta-feira (11), pelo Ministério da Educação (MEC).
Com atuação por 90 dias, o grupo estabelecido pela portaria deverá contar com 20 integrantes, que inclui representantes das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica, de Educação Básica e de Articulação Intersetorial com os Sistemas de Ensino do MEC. Também devem participar da iniciativa, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fórum Nacional de Educação (FNE), da Confederação dos Trabalhadores da Educação (CNTE); do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf).
Uma vez concluídos os trabalhos, um relatório elaborado pelo grupo será encaminhado ao MEC, para posteriores análises e determinações finais, a respeito das melhorias propostas e a possibilidade de retorno do Profuncionário.
Em seu período inicial, o programa tinha por finalidade fornecer cursos técnicos de nível médio para a formação inicial de profissionais de Educação Básica. Em 2010, este foi ampliado para oferecer cursos superiores, como também reforçar a formação continuada, por meio da incorporação da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. No ano seguinte, o Profuncionário passou a ter a participação dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que respondiam pela oferta de cursos e pela elaboração do respectivo plano estratégico.
Fazendo o dever de casa – Ao mesmo tempo, a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) da Prefeitura de Juazeiro (BA) deu início, nesta segunda-feira (14), a mais um ciclo de formação continuada para 150 professores, tendo em vista preparar o corpo docente local para o uso do material pedagógico, destinado às turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental.
Na avaliação da diretora de Formação da Seduc de Juazeiro, Ana Paula Granja, a iniciativa visa ampliar o repertório dos educadores em sala de aula, como também fortalecer seu contato com o material didático.
“Nesse ciclo, dividimos os professores em seis turmas, cada uma com 8h de formação. O objetivo é reforçar a aproximação dos educadores com o material pedagógico de alfabetização ‘Novo Lendo Você Fica Sabendo’, da Aprender Editora, que é um instrumento mediador no processo de ensino aprendizagem das turmas de alfabetização”, concluiu Ana Paula.
Comentários estão fechados.