MEC divulga datas das provas e inscrições do Enem 2019

As provas do Enem 2019 já tem data para acontecerem. Os exames serão aplicados de acordo com o cronograma do Inep.

0

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) deste ano já tem data para acontecerem. Os exames serão aplicados nos dias 3 e 10 de novembro, de acordo com o cronograma do Inep.

Seguindo o proposto pelo calendário, as inscrições estarão abertas entre os dias 6 a 17 de maio.

A taxa de isenção para participar do exame pode ser requerida entre 1º e 10 de abril. O período também vai servir para o recebimento de justificativas dos candidatos que solicitaram isenção em 2018 e não compareceram nas provas.

O edital completo do Enem, de acordo com o Inep, deve ser divulgado apenas no mês de março.

Enem 2018

No ano passado foram 5,5 milhões de inscritos no exame. Entretanto, 4,1 milhões apenas compareceram nos dois dias de provas. A prova foi aplicada em dois domingos. No Enem, os estudantes são avaliados em linguagens, redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Os resultados do processo seletivo podem ser usados para entrar no ensino superior público. O trâmite é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Enem também serve como seleção para bolsas de estudo em instituições privadas. Programas como o ProUni e Fies utilizam a prova para que o estudante possa obter financiamento do curso.

O Sisu 2019 disponibilizou 235,4 mil vagas. Elas foram distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. A nota do Enem também serve como método de seleção em 37 instituições portuguesas conveniadas ao Inep.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.