MEC indica que crianças devem ler pequenos textos durante a alfabetização
Na última quinta-feira, 31, o MEC manifestou-se acerca dos novos parâmetros de alfabetização no Brasil. Entenda a nova proposta!
Na quarta-feira, 31 de maio, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os critérios que serão utilizados no Brasil para determinar se uma criança está alfabetizada.
Anteriormente, as avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) não forneciam uma definição precisa de alfabetização. Por conta disso, O MEC estabeleceu um novo critério de referência no Saeb, definindo um ponto de corte de 743 pontos.
É importante ressaltar que não houve a aplicação de um novo teste para estabelecer esse ponto de corte, pois, somente no final deste ano, uma nova avaliação será realizada com base nos novos parâmetros, proporcionando uma visão mais clara da alfabetização das crianças atualmente.
Dados de alfabetização no Brasil está entre os piores
Camilo Santana, o ministro da Educação, expressou sua indignação em relação aos resultados da avaliação nacional e internacional, destacando que a situação atual é motivo de vergonha para o país. Muitos casos, inclusive, estão sob forte influência da pandemia, visto que as crianças tiveram a alfabetização adiada.
Com os dados em mãos, o ministro mencionou especificamente os resultados da avaliação PIRLS, que examina a habilidade de leitura de crianças no 4º ano, que está mostrando o Brasil com um desempenho desfavorável nas últimas posições.
Agora, espera-se que crianças de 7 anos de idade, no 2º ano do ensino fundamental, sejam capazes de escrever bilhetes, assim como ler textos simples, tirinhas e histórias em quadrinhos. Tendo como base a nova medida do MEC, cerca de 56,4% dos estudantes do 2º ano no Brasil, em 2021, não estavam alfabetizados.
Com isso, as crianças precisam identificar informações que estão explícitas no texto. Lembrando que, certamente, seriam informações básicas sobre o texto indicado.
Segundo os pesquisadores do Inep, é esperado que a criança tenha compreensão das relações entre sons e letras, indo além do reconhecimento das letras isoladas e de pequenas frases. O texto em si será o foco da avaliação na alfabetização e o que a criança consegue extrair dele.
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