MEC lança plataforma para auxiliar na alfabetização dos alunos
Sistema trará propostas de atividades e ferramentas para professores e agentes de educação. Podem ser acessadas, por exemplo, imagens que ajudam a fixar as letras do alfabeto.
O Ministério da Educação (MEC) lançou o Sistema Online de Recursos para a Alfabetização, chamado “Sora”’. A plataforma entrou no ar na quarta-feira (30) e foi desenvolvida para apoiar professores e trabalhadores da educação. O Sora vem para auxiliar no planejamento e execução das atividades de ensino para alunos que estão aprendendo a ler e escrever.
De acordo com a Agência Brasil, o sistema traz estratégias de ensino ou como o conteúdo pode ser ensinado. Os profissionais também vão ter acesso a propostas de atividades e ferramentas para aplicar em sala de aula.
Sistema contará com avaliações
Podem ser acessadas, por exemplo, imagens que ajudam a fixar as letras do alfabeto. Será incluído também um módulo com sugestões de avaliações para verificar a aprendizagem do conteúdo.
Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o sistema vem para aumentar o nível da alfabetização brasileira. “O Sora representa democratização de ganhos de qualidade, eficácia e agilidade para professores da alfabetização”. A fala foi feita no evento online de lançamento da iniciativa.
O secretário de alfabetização, Carlos Nadalim discursou, durante a abertura do evento, que a alfabetização é prioridade no Brasil. “A Secretaria de Alfabetização sempre destacou que não há uma bala de prata para resolvermos o problema da alfabetização no país. Nós precisamos melhorar os recursos pedagógicos, a formação de nossos professores, o sistema de monitoramento da educação e a formação de nossos gestores”, enfatizou.
O Sora foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a pedido da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC. O projeto objetivou a criação de um sistema de subsídios para os alfabetizadores. Assim, amplia-se o leque de recursos pedagógicos para o trabalho dos agentes brasileiros.
Cursos de formação continuada
O MEC também lançou uma ação de formação continuada para gestores da educação. A iniciativa foi elaborada em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos compõem o público-alvo.
Ao todo, são seis cursos diferentes com certificação. Cada um conta com carga de 12 horas para conclusão. Os cursos trazem conteúdos variados sobre:
- Gestão organizacional,
- Gestão de pessoas,
- Gestão de recursos,
- Gestão de bens e serviços,
- Gestão da informação
- Gestão pedagógica.
Além disso, o MEC deverá realizar webinários sobre os temas abordados no curso. Todos os assuntos são voltados a aspectos práticos da gestão escolar.
Leia também: Inscrições abertas para Curso Online e Gratuito de Espanhol Básico
Comentários estão fechados.