Medicina NÃO é o curso mais concorrido em faculdade federal no Sisu 2025; veja qual é
Um novo curso se destaca como o mais disputado no Sisu 2025, superando a tradicional medicina em número de candidatos por vaga.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgou recentemente os resultados da chamada regular de 2025, trazendo surpresas na escolha dos cursos mais concorridos. Tradicionalmente, Medicina ocupa o topo das preferências, mas este ano, Biomedicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) assumiu o posto de curso mais disputado.
Com uma impressionante relação de 261,33 candidatos por vaga, Biomedicina na UFPR foi o curso com a maior concorrência. O processo seletivo atraiu 1.568 estudantes para apenas 6 vagas, enquanto cursos de Medicina ficaram em posições secundárias na lista de concorrência.
A concorrência de um curso é determinada pelo número de candidatos em relação ao número de vagas disponibilizadas. Neste ano, o Sisu ofereceu um total de 6.851 cursos em 124 instituições públicas em todo o Brasil, com 254.899 candidatos aprovados na chamada regular.
Surpresas na lista dos mais concorridos
Foto: Shutterstock
No segundo lugar da lista, encontra-se Medicina na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, com 4 vagas disponíveis. Em seguida, Medicina na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, que ofereceu 40 vagas.
A lista dos cursos mais disputados também inclui Pedagogia na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo e Fisioterapia na UFPR.
Fatores que influenciam a concorrência
Universidades como a UFPR e UEM se destacam devido à oferta limitada de vagas pelo Sisu, já que possuem vestibulares próprios. Além disso, a concorrência não determina, necessariamente, a dificuldade de ingresso, pois a nota de corte pode variar, mesmo em cursos menos procurados.
A nota de corte é determinada pela pontuação do último candidato aprovado em um curso. Por exemplo, se a última nota aprovada em um curso com 10 vagas for 750, essa será a nota de corte. Isso explica por que o segundo colocado na lista, Medicina na UEM, possui uma nota de corte 40 pontos superior à de Biomedicina na UFPR, mesmo com menor concorrência.
No panorama dos cursos mais concorridos, a relação candidato/vaga e a nota de corte variam anualmente. Embora tradicionalmente a medicina possua as notas de corte mais altas, a biomedicina na UFPR surpreendeu em 2025. A tendência é que, com a crescente procura, as notas de corte aumentem, ampliando o desafio para os candidatos.
Comentários estão fechados.