Melhore seu bem-estar com estes 5 hábitos curiosos: quantos você faz?
Aprenda alguns hábitos e comportamentos que embora sejam muito inusitados, podem melhorar a sua saúde física e mental.
Muitas vezes nos deparamos com conselhos e práticas que, à primeira vista, parecem peculiares ou até contraproducentes.
Entretanto, a ciência e a experiência humana têm demonstrado que alguns hábitos, inicialmente vistos como estranhos, podem ser surpreendentemente benéficos para o nosso bem-estar. Confira alguns desses hábitos:
1. Comer durante todo o dia
Foto: Shutterstock
Comer pequenas porções ao longo do dia, contrariando a crença de que isso pode ser prejudicial, é uma prática benéfica.
Embora a quantidade e a qualidade dos alimentos sejam mais importantes do que a frequência das refeições, estudos apontam que comer várias vezes ao dia pode evitar a perda de massa muscular e manter níveis adequados de glicose, triglicéridos, colesterol e insulina.
Essa forma de alimentação também pode ajudar a controlar o apetite e a sensação de fome, prevenindo excessos. Além disso, a termogêneses induzida pela dieta mostra que nosso corpo consome calorias no processo de digestão, absorção e metabolização dos alimentos, sendo as proteínas o nutriente que mais energia consome neste processo.
2. Tomar banhos frios
Tomar banhos frios, especialmente pela manhã, pode ser mais benéfico do que se imagina.
Além de promover benefícios para a pele e o cabelo, banhos frios estimulam a perda de peso e fortalecem o sistema imunológico. O choque térmico inicial pode ser desconfortável, mas os benefícios a longo prazo são consideráveis.
Mulher meditando no por-do-sol / Imagem: NicoElNino/Getty Images
3. Fazer exercícios quando cansado
Foto: Shutterstock
Exercitar-se mesmo estando cansado pode parecer contra-intuitivo, mas essa prática pode revigorar os níveis de energia e melhorar o humor.
Além disso, exercícios físicos são conhecidos por ajudar a combater sinais de depressão, sendo uma ferramenta importante para manter a saúde mental.
4. Dormir de meias
Foto: Shutterstock
Embora possa parecer estranho, dormir de meias pode ajudar a adormecer mais rápido. Isso ocorre porque manter os pés aquecidos regula a temperatura corporal, facilitando a indução do sono e contribuindo para ciclos de sono mais saudáveis.
5. Andar descalço na terra
Foto: Shutterstock
Andar descalço em solo natural, como grama ou areia, prática conhecida como “earthing“, oferece diversos benefícios. Essa atividade pode reduzir a inflamação, ansiedade e depressão, além de melhorar o sono e aumentar os níveis de antioxidantes no corpo.
O contato direto com a terra tem um efeito tranquilizador e reenergizante, tornando-se um hábito simples, porém poderoso, para o bem-estar geral.
Comentários estão fechados.