Melhore sua memória e humor após os 40 com estes 4 superalimentos

Corpo humano se altera com o envelhecimento, mas alimentação é aliada nesse momento.

Envelhecer é um processo natural e acontece com todos os seres vivos. No entanto,  a construção de determinados hábitos pode contribuir para uma velhice mais feliz, saudável e equilibrada. Para isso, você pode acrescentar alimentos bons para memória em sua dieta.

Influência da alimentação no cérebro

Os alimentos influenciam no bom funcionamento do organismo através das vitaminas e nutrientes presentes em cada um deles.

Por essa razão é que os especialistas em nutrição indicam o baixo consumo de alimentos ultraprocessados, repletos de açúcar e gordura saturada, em virtude da sua atuação prejudicial no corpo, com impactos na memória e bem-estar.

Desse modo, para garantir um envelhecimento saudável a partir do bom funcionamento do cérebro, incluir alimentos bons para memória e humor em sua dieta vão fazer a diferença.

Frutas vermelhas

Morango, amora, mirtillo e framboesa são as frutas vermelhas mais conhecidas no Brasil. Mas além do sabor adocicado e cítrico, essas frutas também são aliadas no combate ao desenvolvimento de doenças degenerativas.

Os flavinoides, antioxidantes que combatem os radicais livres nas células do cérebro, funcionam como proteção para memória e aumento da capacidade cognitiva.

Ovos

O ovo é um superalimento e costuma ser indicado para consumo diário. Além da alta concentração de proteínas, a vitamina B12 presente na gema estimula a produção da acetilcolina, neurotransmissor que contribui para manutenção da memória e da capacidade de aprendizado.

Peixes ricos em ômega-3

Fonte de proteínas magras, as carnes de peixes ricos em ômega-3 atuam diretamente no cérebro e melhoram as funções cognitivas a partir de suas propriedades anti-inflamatórias, que contribuem para o bom desenvolvimento das células do cérebro.

A gordura boa fornecida pelo ômega-3 também auxilia na regulação do humor e, por essa razão, podem ser usadas para prevenir doenças como depressão. Salmão, atum e sardinha são os mais conhecidos e você pode incluí-los em sua dieta semanal.

Vegetais verde escuro

Couve, brócolis, alface roxa, espinafre e rúcula são alguns dos exemplos de vegetais verde escuro que você pode incluir em sua dieta para preservar a memória e a capacidade de aprendizado, além de regular o humor.

Com vitaminas e antioxidantes, os vegetais verde escuros reduzem o acúmulo das placas amilóides, uma das responsáveis pelo aparecimento da doença de Alzheimer.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.