Conheça as 30 melhores e mais fascinantes ilusões de ótica

A ilusão de ótica são aspectos visuais que enganam o cérebro humano, fazendo com você veja outros efeitos. Confira as 30 melhores ilusões de ótica.

0

Nossa mente está sempre tentando dar sentido ao mundo, mas quando o assunto é ilusão de ótica o cérebro é “enganado” sem nem perceber.

A ilusão de ótica é um termo usado para designar imagens que enganam a visão humana. Assim, vê-se coisas que não estão presentes, mas que se transformadas no sistema cognitivo humano, criando, por exemplo, uma imagem em movimento.

Isso acontece porque o sistema visual humano capta uma informação enganosa da imagem. Ou seja, a percepção cognitiva é “enganada” e vê algo que não está realmente acontecendo naquela imagem.

É possível criar as imagens de ilusão de ótica, podendo surgir naturalmente ou criadas propositalmente. Assim, existem inúmeras dela, conheça quais são as 30 melhores ilusões de ótica.

1 Imagem em movimento

Imagem em movimento

Pode até parecer que esta imagem está se movendo, mas na verdade não está. Essa ilusão acontece pelo uso contínuo dos padrões doe formato e das colorações, que fazem com que o cérebro tenha a impressão de movimento.

2 Círculos em movimento
Melhores Ilusões de ótica - Escola Educação

Nesta imagem há também a repetição de padrões em formato curvo, fazendo com que o cérebro humano tenha a percepção de movimento nos círculos. Por isso, ao olhar a imagem parece que todos os círculos estão girando.

3 Círculos em movimento

Círculos em movimento

Esta imagem segue o mesmo princípio da anterior, suas formas e repetições produzem um efeito visual que engana o cérebro, dando sensação de movimento.

4 Grãos em movimento

Grãos em movimento

No caso desta imagem, existe uma ilusão proporcionada pela diferença de luz e sombra nos grãos. Assim, esse contraste faz com que a percepção visual assimile movimentos microscópios.

5 Tubos em movimento

Tubos em movimento

Os círculos azuis possuem contrastes entre sombras, com o uso do branco e preto ao redor de cada formato azul. O contraste favorece a ilusão da percepção visual, que apresenta a impressão de que estão girando.

6 Quadrados girando

Quadrados girando

O amarelo e o roxo são cores opostas e, ao serem colocadas próximas umas as outras, em grandes quadrados em posições diferentes, faz com que o cérebro crie ilusões visuais. Assim, o que é percebido é o movimento entre os quadrados em colocações irregulares.

7 Túnel girando

Túnel girando

O formato fechado da figura, em uma especie de túnel, oferece profundidade a imagem, que somada ao uso do esquema de contraste e sombras nas esferas laranjas, proporciona a percepção visual de movimento na imagem.

8 Pontos pretos

Pontos pretos

Esta imagem possui 12 pontos pretos espalhados entre as intersecções das linhas cinzas. Porém, as pessoas não consegue visualizar a maior parte deles.

Isso acontece porque os pontos são destacados em preto e diminuídos, assim na parte onde não se vê os pontos parece que as linhas cinzas são contínuas.

9 Anéis em movimento

Anéis em movimento

Quando o olhar é fixado no ponto central da imagem, os dois círculos começam a girar. Isso acontece pela repetição do formato e das cores, juntamente com o uso de sombras nas laterias de cada um deles.

Assim, quando o olhar é focado no ponto, as sombras geram a percepção de movimento pois estão na visão periférica.

10 Pontos brancos e pretos?

Pontos brancos e pretos?

Essa ilusão de ótica é bastante conhecida, pois é incrível a mudança de cor de branco para preto nos pontos de intersecção das linhas. Na verdade, todos os pontos são brancos, porém as intersecções entre preto e branco causam a impressão de vários pontos pretos e brancos.

11 Espaços mudam de cor

Espaços mudam de cor

Existem várias bolinhas rosas na imagem e um espaço vazio que vai progredindo em volta do círculo. Entretanto, se a visão for focada na cruz preta por 20 segundo, percebe-se que o espaço vazio entre as bolas se transformará em uma bolinha verde.

Essa ilusão acontece porque a cor verde é oposta da cor rosa e os olhos simulam a existência desse círculo.

12 A mulher do centro gira para dois lados

A mulher do centro gira para dois lados

Essa confusão visual acontece pela falta de detalhes visuais para estabelecer profundidade na imagem. Assim, o cérebro pode entender que a bailarina pode rodar para os dois lados, por falta de detalhes visuais.

13 Rosto conhecido

Rosto conhecido

Essa imagem é formada por diversos pontos pretos que são separados com um espaçamento diferente. Dependendo do espaçamento, o cérebro cria uma imagem com esse união.

Com isso, ao cerrar os olhos e focar na imagem, o sistema visual irá criar uma imagem clara, formando um rosto nesse exemplo.

14 Arte tridimensional -The Terrace by David Macdonald

Arte tridimensional -The Terrace by David Macdonald
The Terrace by David Macdonald

15 Arte tridimensional – Hosepipe by Julia Beever

Arte tridimensional – Hosepipe by Julia Beever
Hosepipe by Julia Beever

16 Arte tridimensional- Swimming Pool in the high street by Julian Beever

Arte tridimensional- Swimming Pool in the high street by Julian Beever
Swimming Pool in the high street by Julian Beever

17 Círculos interligados

Círculos interligados

Os quadrados brancos e pretos estão alternados e, a partir do contraste criado entre essas duas cores, ocorre uma ilusão visual que faz com que os círculos se intercalem, causando um embaralhamento visual.

18 Ilusão de Ebbinghaus

Ilusão de Ebbinghaus

Essa ilusão de ótica acontece por questão de perspectiva. A esfera laranja da esquerda parece ser menor que a laranja da direita. Porém, essa ilusão só acontece pelo fato das esferas azuis aos seus redores serem de tamanhos diferentes.

Veja como elas possuem o mesmo tamanho:

19 As duas colunas verticais parecem ter cores diferentes

As duas colunas verticais parecem ter cores diferentes

Aparentemente, existem duas colunas de cores diferentes, sendo uma delas cinza e outra branca. Porém, elas são da mesma cor, ambas da cor cinza.

Essa ilusão acontece pela tom escuro de preto entre elas e a primeira casa da coluna cinza faltando na direita. Assim, a aproximação visual da cor, leva ao entendimento da cor branca.

20 Falsa curvatura

Falsa curvatura

Apesar de parecer que as retas estão curvas, elas são todas retas. O que faz elas parecerem tortas são os pequenos quadrados brancos postos nas extremidades dos quadrados pretos, provocando um percepção visual diferente.

21 Bolas de cores diferentes

Bolas de cores diferentes

Nesta imagem as bolas parecem ter cores diferentes, mas elas são todas da mesma cor. O que causa confusão no cérebro é a sobreposição das linhas coloridas sobre as bolas. Veja caso sejam retiradas as linhas:

Melhores Ilusões de ótica - Escola Educação

22 Vestido de duas cores

Vestido de duas cores

O vestido de duas cores ficou muito famoso na internet, poque as pessoas veem ele com cores diferentes. Uma das opções mais vistas é o vestido na cor azul e preto, na outra branco e dourado.

Essa diferença visual acontece de acordo com a percepção e interpretação da luz do dia. Porém, as cores reais do vestido, descobertas com o auxilio de softwares, é azul e preto.

23 O quadrado perfeito de Walter Ehrenstein

O quadrado perfeito de Walter Ehrenstein

A sobreposição dos círculos com as linhas retas, fazem com que as arestas do quadrado pareçam tortas.

24 Retas alternadas

Retas alternadas

Ao passear os olhos pela imagem é possível notar que a retas se movimentam, mas elas são estáticas. A ilusão é feita pelo contraste entre o branco e preto, bem marcado, e pela oposição e variações das retas menores que ficam em alternância de direções.

25 Objeto de três pontas

Objeto de três pontas

Esta é outra ilusão ótica muito famosa. Em uma das pontas é apresentado um objeto com lados retangulares e na parte são três pontas cilíndricas.

26 Esferas circulares

Esferas circulares

 

Ao focar o olhar no centro da imagem, movendo a cabeça mais próxima e mais afastada do centro, o cérebro interpreta como alteração na intensidade de “luz”.

Esse efeito ocorre pois a cor mais preta, muito intensa, vai se tornando mais suave e a parte branca vai se tornando mais presente, o que gera um efeito de intensificação de luz.

27 Linhas tortas

Linhas tortas

Nesta imagem as linhas horizontais parecem tortas, mas elas estão retas. A causa dessa impressão é a alternância entre os quadrados brancos e pretos que em espaços diferentes.

Assim, geram uma sensação de profundidade, o que faz com que a linha pareça distante umas das outras.

28 Túnel

Túnel

A grande esfera preta sofre um processo de suavização do preto, passando a formar a coloração branca. Por isso, surge o aspecto de profundidade na figura, formando uma especie de túnel.

29 Corredor

Corredor

As linhas então convergindo e entram em encontro no centro da imagem. Ao sobrepor as linhas vermelhas perto do ponto de convergência, cria-se um aspecto de profundidade na figura. Assim, o cérebro cria uma imagem de corredor a partir da profundidade.

30 Figura em movimento

Figura em movimento

As diferentes formas causam o embaralhamento da percepção visual, junto aos contrastes das cores. Com isso, surge a assimilação de uma espécie de movimento entre cada aspecto da imagem.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.