Melhores Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

Os jogos e as brincadeiras são uma forma de interação e aproximação entre as crianças. Esse tipo de atividade é fundamental para os pequenos.

0

A infância é uma das fases mais especiais da vida de cada um. Isso porque é nela que passamos as melhores e mais divertidas situações. As brincadeiras e os jogos da infância ficam marcadas de forma única.
É muito comum, que atualmente, que se faça algumas dessas brincadeiras nas escolas de ensino fundamental, como forma de “quebra gelo” e também para a promoção de interação entre os pequenos alunos. Pensando nisso, separamos os Melhores Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. Confira:

Veja também: 10 Brincadeiras Para Festas Infantis

1 Batata Quente

Essa é muito conhecida e preferida pelas crianças. Faz-se uma roda com as crianças, e o líder coloca uma música, enquanto os pequenos passam um objeto de mão em mão, enquanto a música toca. O líder deve pausar
a música em um dado momento, a pessoa que fica com o objeto na mão no momento que a música parou deve pagar uma prenda e sair do jogo. E assim, repete-se até chegar a um ganhador.

2 Bobinho

É uma brincadeira de bola. Dois jogadores vão jogando a bola um para o outro, e o bobinho, que fica no meio dos dois, tem o objetivo de roubar a bola. Caso consiga, o último a jogar a bola será o novo bobinho.

3 Corrida dos Cadarços

Essa brincadeira trata-se de corrida de duplas, em que os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. A dupla ganhadora é aquela que conseguir voltar primeiro.

4 Minhoca

É uma corrida não tradicional, os participantes, ao invés de correrem, se arrastam pelo chão como uma minhoca. Ganha quem chegar primeiro.

5 Morto-vivo

Crianças lado a lado de frente para uma que estará ditando os comandos. O que está sentado grita bem alto: Morto! para todos se abaixarem e Vivo! para se levantarem. Quem se confundir e errar sai da brincadeira. O vencedor é aquele que ficar por último.

6 Jogar sério

Pra essa brincadeira, deve-se formar duplas, que são posicionadas frente a frente. O objetivo é ficar olhando um para o outro sem fazer movimento e sem alterar a fisionomia. Quem resistir e conseguir ficar sério por mais tempo é o vencedor.

7 Corrida dos Sentados

Os participantes correm em uma posição semelhante ao de como se estivessem sentados e não podem usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. O ganhador é aquele que conseguir voltar primeiro.

8 Cobrinha:

Dois participantes seguram nas extremidades da corda e começam a fazer movimentos com ela, como se fosse uma cobra. Enquanto isso, os demais participantes deverão pular a corda sem tocar ou pisar nela. Se não conseguir, é eliminado. Quando todos já tiverem passado, deverão passar para o outro lado. Continua a brincadeira até alguém não encostar na corda, sendo ele o vencedor.

9 Corrida dos Saci

Quando for dado o sinal, as crianças devem andar apenas com uma perna, semelhante ao saci pereré. Elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. A criança que por ventura colocar os dois pés no chão, será eliminada e ganhará aquela que ultrapassar a linha de chegada primeiro. Caso prefira, para não haver exclusão, a criança que colocar o pé no chão poderá pagar uma prenda ao invés de ser eliminada.

10 Gato Mia

Deve-se escolher um aluno para ser o gato. Este deve se esconder em algum lugar e ao chamado “gato mia” do restante das crianças, ele deve miar, para que assim as crianças possam procurar por ele através de seu miado. Quando o gato é encontrado, ele deve correr para bater seu nome semelhante a brincadeira de pique-esconde. Ao desenvolvimento da brincadeira, trocam-se os gatos.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.