Menino encontra PRECIOSIDADE da era Viking numa praia da Suécia; veja a foto
Até onde a curiosidade de uma criança pode ir? Dessa vez, um menino de 8 anos encontrou algo simbólico que pertencia aos Vikings.
Enquanto a família Tillema caminhava em direção à praia durante suas férias de verão na pitoresca ilha de Gotland, na Suécia, uma descoberta inesperada deixou todos maravilhados.
Bruno, uma criança curiosa com os seus 8 anos, fez uma revelação que parecia ter saído de um conto de aventuras: ele avistou um objeto metálico de aparência intrigante.
Posteriormente, o que poderia ser confundido com uma simples pedra revelou-se algo muito mais notável: uma antiga fivela de cinto viking, datada de um período que remonta aos anos 800 a 1100 d.C.
Naquele instante, o olhar curioso do menino se fixou na fivela reluzente, mas ele não tinha a menor ideia do que estava diante de seus olhos.
Andreas, pai do garoto, explicou dizendo que parecia uma fivela de cinto e não tinha atentado muito para o objeto.
A criança andou com aquele artefato sem conhecer o precioso valor histórico, como relatou o pai, pensando que era apenas uma pedra.
A descoberta do artefato histórico
Com a curiosidade em alta e a suspeita crescente de que aquele “objeto estranho” pudesse ser algo de grande valor histórico, os adultos da família decidiram procurar a orientação de um parente com conhecimento especializado.
Uma chamada de vídeo posteriormente proporcionou clareza sobre a natureza do objeto. Para surpresa de todos, revelou-se que o objeto era, na verdade, uma fivela de cinto meticulosamente esculpida no formato da cabeça de um animal e ricamente decorada.
(Imagem: Reprodução/Andreas Tillema)
Therese Lindström, a gerente de ambiente cultural do Conselho Administrativo do Condado de Gotland, esclareceu que ambas as fivelas são feitas de bronze e datam do final da Idade do Ferro ou do início da Era Viking.
Ela também destacou que os itens com representações de cabeças de animais geralmente são associados a túmulos femininos em Gotland, enquanto as fivelas de anel são encontradas em túmulos pertencentes tanto a homens como mulheres.
Comentários estão fechados.