Meta instaura modelo de Inteligência Artificial gratuito para todos; conheça
A nova ferramenta, que está sendo considerada inovadora, promete democratizar e expandir ainda mais o acesso à IA. Saiba mais!
A Meta é uma empresa que controla os aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram. A marca foi criada por Mark Zuckerberg, substituindo o antigo Facebook Inc., de modo que deixou o nome anterior da rede social, a qual foi lançada em 2004.
Atualmente, a big tech está investindo tudo na Inteligência Artificial (IA) de código aberto. Foi divulgado recentemente o Llama2, o primeiro modelo de linguagem de grande escala, que estará disponível para qualquer pessoa usar de forma gratuita.
O modelo Llama 2 será destruído pela Microsoft por meio do seu serviço em nuvem Azure e executado pelo sistema operacional da Windows, revela a Meta, em seu comunicado, referindo-se à Microsoft como um “parceiro preferido” para esse lançamento.
Desde o lançamento de OpenAI, a empresa por trás da Inteligência Artificial ChatGPT, em novembro do ano passado, uma corrida das empresas de tecnologia para gerar modelos que derrubassem essa grande novidade foi iniciada. A Meta se manteve em ritmo lento.
Mas em fevereiro, quando os concorrentes começaram a lançar suas IAs com chatbots, a Meta divulgou sua primeira versão de Llama restrita a pesquisadores.
(Imagem: reprodução/internet)
Atualmente, ela espera lançar sua versão Llama 2, e sua disponibilização gera muitas expectativas por ser um lançamento gratuito, já que qualquer pessoa pode ter acesso e criar produtos comerciais com base nele.
A versão Llama 2 inclui diversos tamanhos, bem como uma versão no modelo de IA em que a pessoa pode transformá-lo em ChatGPT, com a possibilidade de acessar pelo site da OpenAI. O modelo deverá ser baixado pelos parceiros da Meta, da Microsoft Azure, da Amazon Web Services e da Hugging Face.
Quem ganha são os usuários, pois beneficia a comunidade de IA e dá a opção para as pessoas operarem suas abordagens de código fechado ou de código aberto.
Porém, ainda tem muitas ressalvas, a Meta não está divulgando as informações sobre o conjunto de dados, pois usou para treinar Llama 2 e não pode garantir que não tenha incluído trabalhos protegidos por direitos autorais ou dados pessoais, de acordo com um documento da pesquisa MIT Techonology Review.
Comentários estão fechados.