Meta processa empresas brasileiras por venda de engajamento no Instagram

Empresas atuavam na venda de engajamento para perfis contratantes, com curtidas e visualizações nas publicações, e também vendendo seguidores.

O Instagram, Facebook e WhatsApp fazem parte da mesma empresa, a Meta, que cada vez mais está vigiando as fraudes nas redes sociais. Recentemente, ela processou duas empresas que estavam praticando engajamento falso nas plataformas, por meio de vendas aos usuários.

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Trata-se das empresas MGM Marketing Digital LTDA e Igoo Networks Eireli Me. Elas atuavam na venda de engajamento para perfis contratantes, com curtidas e visualizações nas publicações, e também vendendo seguidores. Esse tipo de prática viola os Termos de Uso das redes sociais, e foi por isso que a Meta optou pelo processo.

As empresas estavam presentes na plataforma com diversos perfis em nomes diferentes. Entre eles, estavam o InstaBrasil, Seguidoresgram, InstaCurtidas, SMM Revenda e Seguidores Brasil.

Conforme o comunicado que a Meta publicou na semana passada, em alguns destes acordos de compra e venda de seguidores, as empresas solicitavam a senha e o login do usuário, tornando a prática ainda mais criminosa, pois não se sabe para qual finalidade eram utilizados estes dados.

De acordo com fontes que tiveram acesso aos processos, as acusações feitas pela Meta foram classificadas como graves pelo juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi. O caso está sendo julgado pela 1ª e 2ª Varas Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo.

De acordo com o prazo estipulado pelo juiz, as duas empresas acusadas precisam se manifestar em cinco dias, e ainda desativar as contas que promovem o engajamento falso. Já a Meta disse que só aqui no Brasil, mais de 40 empresas do tipo já foram notificadas por promover essa prática.

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