Método Cornell: como assimilar conteúdo estudado com notações eficientes

Técnica otimiza o aprendizado do estudante e é um diferencial durante o período escolar.

Uma régua, uma caneta e uma folha de papel: isso é tudo o que você precisa para estudar de forma eficiente e anotar o conteúdo da aula com mais qualidade.

Esse é o Método Cornell, baseado em estudos e criado pelo professor Walter Pauk, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos.

Através dessa técnica de anotação de conteúdos, o estudante otimiza o assunto ensinado na sala de aula e consegue assimilação de forma efetiva.

Além disso, não precisa recorrer à chamada ‘decoreba’, que serve apenas para lembrar o assunto de modo mais superficial na hora de fazer a prova.

Consequentemente, o Método Cornell visa que o aluno, de fato, aprenda e compreenda o que o professor passou durante uma determinada aula. E a simplicidade do processo é o mais interessante neste caso.

Como utilizar o método de anotação passo a passo?

Método Cornell: saiba como assimilar conteúdo escolar com anotação eficiente

Método Cornell é simples e eficiente – Imagem: Criação Canva/reprodução

Vamos mostrar, passo a passo, como utilizar o Método Cornell para fazer a anotação dos conteúdos das aulas:

  • Primeiramente, divida a folha de papel em três seções, com os tópicos mais importantes daquela aula, anotações diversas e resumos;

  • Nessas seções, faça uma linha vertical à esquerda, do tamanho de uma régua (separando da folha) e outra linha horizontal no rodapé da página (espaço de três réguas, aproximadamente);

  • Na primeira seção, à esquerda, ficam os principais tópicos da aula, aquilo de mais importante que o professor falou;

  • Na segunda seção, a maior delas, ficam as anotações mais importantes, feitas à mão, durante a aula;

  • Na terceira seção, no rodapé, fica o resumo do conteúdo, que você deverá colocar após a aula. Isso vai ajudar a assimilar o que foi estudado na sala.

Importância dos resumos

As anotações como do Método Cornell ajudam os estudantes a terem mais eficiência e isso é comprovado cientificamente.

Inclusive, uma pesquisa realizada pelas Universidades de Princeton e da Califórnia, as duas nos Estados Unidos, apontam essa tendência.

De acordo com o levantamento, os estudantes tinham melhor absorção do conteúdo ao fazerem as anotações à mão. Enquanto isso, quem fazia pelo computador não tinha a mesma eficiência.

Por fim, vale lembrar que o resumo é a forma de colocar no papel aquilo que entendeu na aula e não apenas uma cópia do conteúdo.

Desse modo, essas anotações ensinadas pelo Método Cornell trazem um parâmetro do que o aluno aprendeu na aula.

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