Milagre Econômico Japonês

O Milagre Econômico Japonês refere-se ao dramático crescimento da economia japonesa após a Segunda Guerra Mundial e até o final da Guerra Fria.

O Milagre Econômico Japonês refere-se a um período que vai do pós-guerra ao final da Guerra Fria, onde a economia do Japão registrou crescimento positivo. O período foi em torno de 1945 a 1991.

Após a Segunda Guerra Mundial, a economia do Japão continuou crescendo em parte devido às medidas estabelecidas pelo governo e também devido à ajuda financeira dos EUA. Os EUA decidiram montar um campo de aliados no Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Essa ação foi liderada por militares e civis com o objetivo de desacelerar a influência da União Soviética no Pacífico. Durante o período do milagre econômico, fornecedores, fabricantes, distribuidores e bancos decidiram trabalhar juntos formando grupos chamados Keiretsu.

Fases do milagre econômico

O milagre econômico teve quatro etapas: fase de recuperação, aumento, aumento constante e a fase de baixo aumento. A fase de recuperação foi de 1946 a 1954. Após a Segunda Guerra Mundial, a maioria das indústrias japonesas foram colocadas de joelhos por causa da guerra.

A maioria dos países estava sofrendo efeitos pós-guerra quando a guerra chegou ao fim, com alguns países como o Japão experimentando uma queda significativa na produção industrial. A rápida recuperação das indústrias japonesas levou ao nome milagre econômico. A fase de recuperação concentrou-se na reconstrução das indústrias, com grande foco nas indústrias de algodão, aço e carvão.

A fase de aumento foi de 1954 a 1972. De 1967 a 1971, a economia do Japão experimentou o crescimento mais significativo registrado no país. O Japão subiu para um dos países mais desenvolvidos do leste da Ásia.

O sistema educacional japonês também desempenhou um papel no crescimento econômico, produzindo trabalhadores altamente qualificados e disciplinados. O Japão foi um dos países com altos níveis de alfabetização, e ainda é até hoje.

Educação no Japão

A fase de aumento constante foi de 1973 a 1992. Na época ocorreu a crise do petróleo de 1973 e 1979, que levou os preços do petróleo a triplicarem. A crise foi causada por sanções econômicas impostas pela organização dos Países Exportadores Árabes de Petróleo em países que apoiavam Israel durante a guerra árabe-israelense de 1973. Embora a sanção tenha abalado as economias de outros países, a economia do Japão continuou a crescer.

A fase de baixo crescimento começou por volta de 1992, quando a fase de bolha econômica se desvaneceu, levando a uma recessão. O excesso de empréstimos dos bancos japoneses às indústrias levou à inflação do mercado acionário de Tóquio. A inflação foi seguida por um período de deflação que afetou negativamente a economia.

Contribuições

O período de 1960 foi o de maior crescimento na economia do Japão. O Ministério do Comércio Internacional e Indústria, formado em 1949, desempenhou um papel significativo na recuperação econômica do país.

O ministério criou uma sinergia entre o governo e o setor privado para melhorar a produtividade das indústrias, levando a ganhos econômicos elevados. O órgão recebeu o controle sobre as importações de tecnologia e, posteriormente, o controle sobre todas as importações do Japão.

A importação de novas tecnologias acessíveis também impulsionou o setor industrial. O ministério é creditado pela maioria das intervenções econômicas que levaram ao rápido crescimento da economia do Japão durante o período milagroso econômico.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.