Minas Gerais proporciona acesso gratuito ao curso de Programação da Universidade Harvard
Os habitantes de Minas Gerais podem adquirir conhecimento on-line sem pagar nada. O projeto do governo do estado visa promover a inclusão digital e capacitação profissional.
Através de uma colaboração entre o Governo de Minas e a Fundação Estudar, a versão em português do “Curso de Introdução à Programação da Universidade de Harvard”, uma das mais renomadas do mundo, está disponível.
A versão brasileira, denominada CC50, é totalmente on-line e apresenta mais de 25 horas de material, abrangendo conceitos como algoritmos e estruturas de dados, bem como linguagens como C, Python, SQL e JavaScript.
Estima-se que até 2030 o déficit de profissionais de tecnologia no mundo será de 4,3 milhões, o que provavelmente fará com que seja uma das áreas mais procuradas. A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais prevê que em 5 anos, cerca de 800 mil novos postos de trabalho na área de TI serão criadas. Infelizmente, o Brasil apenas forma pouco mais de 53 mil profissionais por ano o que acarretará em uma carência de trabalhadores.
Ao concluir o CC50, 88% dos alunos afirmam se sentir mais confiantes em se candidatar a vagas de tecnologia e são conectados com diferentes oportunidades de continuar seu desenvolvimento profissional por meio de outras iniciativas da Fundação Estudar, como bolsas para programas de empregabilidade ou liderança.
Hoje, 134 prefeituras do estado são parceiras do programa e dispõem de laboratórios tecnológicos suficientes para atender às necessidades das pessoas interessadas no projeto. Este suporte adicional resultou em uma taxa de conclusão dos alunos três vezes superior à média nacional, em comparação com outros projetos e estados.
Iniciar o curso é simples, basta acessar a página do Tecpop Minas e realizar sua inscrição gratuitamente.
Comentários estão fechados.