Ministério da Economia: nunca foi tão fácil abrir empresas no Brasil

De acordo com o Ministério da Economia, o processo para abrir uma empresa está mais fácil e rápido. Saiba mais.

No Brasil, nunca foi tão fácil e rápido abrir uma empresa ou um negócio como nos primeiros quatro meses de 2022. Isso porque, em média, o tempo para isso está levando 1 dia e 16 horas, uma queda de 8 horas (16,7%) em relação ao tempo gasto para abrir um negócio no terceiro quadrimestre de 2021, período entre setembro e dezembro. Além disso, configura-se também uma queda de 1 dia e 13 horas (48,1%) se compararmos com o início de 2021.

Leia também: Entenda como empresas se destacam investindo em liderança

Esses dados fazem parte do Boletim do Mapa de Empresas do 1º Quadrimestre de 2022, que foi divulgado pelo Ministério da Economia no dia 6 de junho. Nesse sentido, é importante ressaltar que esse mapa funciona como um tipo de indicador sobre o quantitativo de empresas que estão sendo registradas no Brasil e o tempo médio que leva para fazer seu registro e abri-las.

Desse modo, de acordo com o documento, Sergipe foi a unidade da federação que conseguiu apresentar o menor tempo de abertura de empresas neste primeiro quadrimestre de 2022, sendo em torno de 15 horas, uma queda significativa de 9 horas (aproximadamente 37% do tempo) em relação ao último quadrimestre de 2021. Em contrapartida, a Bahia fez o registro do maior tempo necessário, em torno de 3 dias e 17 horas de tempo.

Além disso, o boletim ainda dá destaque a Aracaju (SE), que obteve o título de cidade mais ágil na abertura de empresas entre todas as capitais, com um tempo médio de 8 horas. Nessa perspectiva, no outro extremo, Salvador (BA) teve um desempenho bem abaixo do padrão, fazendo um comparativo com as outras capitais, com um tempo médio de 4 dias e 18 horas para abrir um negócio. “Os dados demonstram a assertividade das medidas de simplificação e melhoria do ambiente de negócios implementadas ao longo dos últimos anos”, disseram os técnicos da Economia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.