Ministério da Educação divulga primeira chamada do Prouni 2023
A primeira chamada do Prouni 2023 foi divulgada nesta terça-feira (4). Os resultados estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para os indivíduos que se inscreveram para a segunda edição do Prouni 2023, os resultados da primeira chamada foram divulgados nesta terça-feira (04), pelo Ministério da Educação (MEC).
Se você se inscreveu, não deixe de acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para ver se a sua solicitação de ingresso na faculdade foi aceita.
Ao todo, foram 276.566 bolsas disponibilizadas. Dentre elas, são 215.530 integrais e 61.036 parciais, seja em cursos de graduação ou superior sequenciais.
Para participar do Prouni, existem algumas exigências que o Governo Federal faz para que o candidato seja considerado apto.
Quem pode participar do Prouni?
Existem algumas especificidades para a participação do Programa Universidade para Todos (Prouni), como, por exemplo, para solicitar a bolsa integral, é preciso comprovar uma renda de pelo menos 1,5 salário mínimo por pessoa – ou seja, de R$ 1.198,00/pessoa.
Para a bolsa parcial, por outro lado, a renda bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família – ou seja, R$ 3.960,00.
Além disso, existem outras especificidades, como:
- Ter cursado o Ensino Médio em rede pública ou particular, desde que seja bolsista integral;
- Ser uma Pessoa com Deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício do magistério da educação básica;
- Ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos e ter uma redação com nota maior que 0.
O processo seletivo tem uma única etapa, feita pela internet, na página do Prouni. O candidato deve escolher até 2 instituições de ensino, cursos e turnos entre as bolsas disponíveis.
Como é a chamada para participação?
Após o prazo de inscrição, os estudantes são pré-selecionados de acordo com as opções e notas do Enem do último ano. A ordem escolhida na hora da seleção é imprescindível para a seleção do candidato.
As instituições ainda podem realizar uma seleção própria entre os pré-selecionados; no entanto, os candidatos devem ser informados desta prática antes de se inscreverem.
No total, são realizadas duas chamadas do Prouni. Ou seja, além desta, ainda haverá outra. Fique atento!
Comentários estão fechados.