Ministério da Educação investe na formação dos estudantes de licenciatura
A formação continuada e a capacitação dos profissionais da educação significam melhoria nos rendimentos do ensino em todo o país.
A escola é um ambiente que capacita o cidadão para enfrentar as necessidades básicas da vida e para desenvolver habilidades. Além das disciplinas tradicionais, como Português, Matemática e História, os alunos aprendem questões de valores, formação de caráter e a prática de respeito no ambiente escolar.
Com uma devida importância, o Congresso Nacional designou que o dia 15 de março será conhecido como o ‘Dia da Escola’. Esta etapa de reconhecimento da instituição escolar e a influência no crescimento de uma sociedade tem sido contemplada pelo Ministério da Educação (MEC) ao buscar melhoria para o ensino público do país.
A iniciativa de reconhecimento e melhoria começa com a qualificação dos professores e tem sido um projeto estabelecido desde 2007. Com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), junto ao MEC, a educação continuada dos profissionais da educação tem sido estimulada.
Investimentos do MEC
Os bolsistas da Capes que estão fazendo licenciatura receberam o aumento de 75% no valor das bolsas de estudo, passando a ser R$ 700 – antes eram oferecidos R$ 400.
Outros 61 mil professores estão aptos a dar aula nas escolas pelo Brasil por conta da bolsa oferecida pelo Programa da Capes, com o auxílio disponibilizado pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica.
O Pibid é um programa que oferta bolsas para quem está iniciando no magistério e oferece estágios em instituições públicas para a formação do estudante. Assim, fica estabelecido um vínculo entre as licenciaturas, as escolas estaduais e municipais e os estudantes que estão em formação.
Após o curso de ensino superior, os profissionais formados precisam estar comprometidos com a efetivação na rede pública.
Essa medida aproxima a teoria aprendida na universidade e a realidade das escolas, ampliando o conhecimento do profissional e estreitando os laços com o ensino público. O projeto foi criado em 2018 e conta com mais de 100 mil profissionais que atuaram no Pibid.
Comentários estão fechados.