Morre Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 vítima de câncer
Atleta estava internado desde o dia 29 de novembro para tratar doença e estado era delicado há alguns dias.
Morreu, nesta quinta-feira, 29 de dezembro, Pelé, aos 82 anos. O Rei do Futebol tratava câncer de cólon, descoberto em setembro do ano passado.
Leia mais: Melhores jogadores de futebol do mundo (masculino e feminino)
Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Israelita Albert Einstein para tratar a doença. Ele deu entrada para uma reavaliação da quimioterapia. Além disso, também foi descoberta uma infecção respiratória.
O Rei do Futebol chegou a apresentar melhora progressiva no início do mês. Ele estava com sinais vitais estáveis e consciente. Entretanto, o quadro piorou desde o último dia 21, quando o atleta precisou de medidas para tratar disfunções renal e cardíaca.
Filhos e parentes de Pelé o visitaram antes de sua morte
Desde que estava internado, Pelé recebeu visitas dos filhos e dos netos. Kely Nascimento, uma das filhas do jogador, era ativa nas redes sociais e compartilhava momentos com o Rei.
O atleta também foi visitado por Edinho, os gêmeos Joshua e Celeste e pelos filhos de Sandra Regina, filha do jogador que faleceu em 2006.
Doença
Palé foi diagnosticado com câncer de cólon. A doença atinge o intestino grosso e é responsável por aproximadamente 935 mil mortes por ano no mundo. As informações são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).
Este é o segundo câncer mais comum no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há uma estimativa de diagnóstico de 45.630 novo casos anuais entre 2023 e 2025.
A doença é silenciosa. A melhor maneira de prevenção é o exame de colonoscopia. Ele é indicado para todos a partir dos 50 anos. Caso haja histórico do câncer na família, médicos recomendam fazer o exame anualmente a partir dos 40 anos.
Tabagismo, alto consumo de álcool, dieta com muitos alimentos ultraprocessados, sedentarismo e, principalmente, histórico familiar são os principais fatores de risco para o câncer que matou Pelé.
Comentários estão fechados.