Mosaico mural IMPRESSIONANTE é encontrado em antiga casa romana de 2 mil anos
Em breve o lugar estará apto a receber visitantes.
O Ministério da Cultura na Itália anunciou a descoberta de uma incrível domus romana, nome dado às moradias mais organizadas do império, que tem mais de 2 mil anos de idade e destaca-se por um detalhe especial: um mosaico extraordinário que existe no seu interior.
Considerada um tesouro da arqueologia pelas autoridades locais, essa residência encontra-se no centro do Parque Arqueológico do Coliseu, situado no coração da antiga Cidade Eterna.
O mosaico mural é notável por sua complexidade e pelas cenas que retrata. Destacadamente, ele mostra três grandes embarcações navegando em direção a uma cidade costeira, cercada por muralhas pontilhadas de torres e pórticos.
Além das embarcações, o mural retrata outros objetos e cenários que remetem a uma possível vitória militar do proprietário da domus, quem encomendou o mosaico e provavelmente era um nobre influente, como um senador.
(Imagem: Ministério da Cultura italiano/reprodução)
Como se deu a descoberta?
Em escavações iniciadas em 2018, foi revelada uma estrutura de vários andares, embora apenas algumas partes tenham sido exploradas até o momento.
Entre os destaques está uma sala principal em forma de caverna, usada para banquetes e momentos de lazer oferecidos pelo antigo dono da residência.
Ao que parece, o proprietário também organizava espetaculares jogos aquáticos para seus convidados, utilizando canos de chumbo detectados entre as paredes decorativas.
Do que é feito o mural?
O mosaico em si foi datado das últimas décadas do século II a.C. e é uma composição diversificada de materiais, incluindo conchas, tesselas de azul egípcio, vidro, fragmentos de mármore e outras pedras.
Em um comunicado, autoridades do Ministério da Cultura italiano afirmaram estar empenhadas em transformar essa recente descoberta em um local aberto à visitação o mais rápido possível.
* Com informações do Ministério da Cultura da Itália
Comentários estão fechados.