Mudança para o ENEM 2023 beneficiará pessoas com este tipo de deficiência
Mesmo sendo um pequeno ajuste, a mudança faz uma grande diferença para algumas pessoas.
O vestibular mais importante do país conta com milhões de inscritos ano após ano. Como estudantes de diversas esferas participam do vestibular, ele sempre deve atender a todas as necessidades possíveis, garantindo, assim, uma aplicação justa do exame.
Nesse sentido, uma nova mudança prevista para o Enem 2023 fará bastante diferença e facilitará a vida de um determinado grupo. Agora, descubra qual será a mudança e qual grupo se beneficiará dela.
Mudança melhora a experiência na aplicação do exame
A grande mudança que entra em vigor a partir do Enem 2023 é focada em atender às necessidades do grupo de pessoas com deficiência visual.
- Entendendo a mudança
A partir do Enem 2023, as provas contarão com um gabarito diferente. A área definitiva da prova receberá um ajuste no tamanho da fonte, que atualmente é 12. Para facilitar a visualização de participantes nessa condição, o novo tamanho será 18. Com isso, os estudantes com algum tipo de dificuldade visual poderão visualizar melhor o gabarito.
- E antes da mudança?
A possibilidade de solicitar provas com fontes ampliadas já existia, no entanto, o gabarito seguia o mesmo padrão de sempre. Com isso, pessoas com deficiência visual sentiam muita dificuldade em assinar o gabarito. No entanto, a mudança veio para descomplicar a vida desse grupo.
- Aplicação das provas
Assim como nos últimos anos, as provas do Enem 2023 serão realizadas em dois domingos. As datas previstas para a aplicação das provas impressa e digital são 5 e 12 de novembro.
- Período de inscrição
As inscrições para o Enem 2023 vão de 8 a 19 de maio. Para confirmar a inscrição, os estudantes terão de desembolsar o valor único de R$ 85. Para aqueles que têm direito de isenção, o processo continua o mesmo, mas as datas ainda não foram informadas.
Comentários estão fechados.