Pontuação para a suspensão da CNH é alterada; consulte suas multas
O limite de pontuação por cada infração cometida no trânsito mudou com o novo CTB.
Criada em 1997, a lei que rege as regras de trânsito – Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – teve algumas alterações em abril do ano passado. Por exemplo, inicialmente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tinha uma limitação de até 20 pontos acumulados em infrações. No entanto, entre outras mudanças, o novo CTB estabelece um novo nível de classificação. Mas como é isso? Bom, nesse artigo te explicamos quantos pontos serão necessários para suspender a sua CNH sob as novas regras e como consultar as suas multas.
Leia mais: Mudanças na CNH: Veja o que estará diferente
A CNH é suspensa com qual pontuação?
Primeiro, é preciso lembrar que existem quatro níveis de infração de trânsito para depois entender com quantos pontos uma CNH será suspensa. Os motoristas podem receber as multas com as seguintes categorias: leve, média, grave ou gravíssima.
Assim, cada pessoa, ao ser multada, tem um certo número de pontos descontados de sua carteira de motorista. Anteriormente, era necessário um total de 20 pontos para a suspensão. No entanto, com as novas regras da CTB, o limite aumentou para 40 pontos.
Segundo as regras do CTB, cada multa desconta:
- 3 pontos: se caracteriza por uma infração leve;
- 4 pontos: se caracteriza por uma infração média;
- 5 pontos: se caracteriza por uma infração grave;
- 6 pontos: se caracteriza por uma infração gravíssima.
Uma vez atingido o limite de 40 pontos, a carteira é revogada e o motorista deve enfrentar um processo chamado de reciclagem para recuperar a sua permissão e voltar a dirigir. No entanto, as contas que atingem o limite não são lineares e variam de acordo com a gravidade da multa. Por isso, confira suas multas sempre.
Como consultar multas na CNH?
Todos os dados sobre a CNH do motorista podem ser encontrados no site do Detran do seu estado. Em determinadas áreas, o motorista pode monitorar o andamento do processo, incluindo pausas. Normalmente, o acesso a essas informações pode ser feito por meio dos dados da CNH, CPF ou RENAVAM do automóvel.
Temos como exemplo a consulta no estado de São Paulo, que pode ser feita através de uma plataforma chamada de Poupatempo. Confira o passo a passo:
- Primeiro, abra o aplicativo do Poupatempo;
- Em seguida, clique em “Serviços” (do lado direito na parte inferior da tela);
- Selecione a opção “CNH”, seguido de “Demais serviços de CNH”;
- Acesse “Informações e pesquisas” para depois apertar em “Pontos na CNH”;
- Dessa forma, digite os números da sua carteira e a sua data de aniversário;
- Por fim, clique em “Concluir”, e assim será mostrado o total da pontuação do período de 12 meses anteriores.
Para fazer essa consulta através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), basta acessar a área de “Infrações”. Dessa forma, o motorista poderá observar todas as multas existentes em seu nome, conforme registros da CNH.
Comentários estão fechados.