Pontuação para a suspensão da CNH é alterada; consulte suas multas

O limite de pontuação por cada infração cometida no trânsito mudou com o novo CTB.

Criada em 1997, a lei que rege as regras de trânsito – Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – teve algumas alterações em abril do ano passado. Por exemplo, inicialmente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tinha uma limitação de até 20 pontos acumulados em infrações. No entanto, entre outras mudanças, o novo CTB estabelece um novo nível de classificação. Mas como é isso? Bom, nesse artigo te explicamos quantos pontos serão necessários para suspender a sua CNH sob as novas regras e como consultar as suas multas.

Leia mais: Mudanças na CNH: Veja o que estará diferente

A CNH é suspensa com qual pontuação?

Primeiro, é preciso lembrar que existem quatro níveis de infração de trânsito para depois entender com quantos pontos uma CNH será suspensa. Os motoristas podem receber as multas com as seguintes categorias: leve, média, grave ou gravíssima.

Assim, cada pessoa, ao ser multada, tem um certo número de pontos descontados de sua carteira de motorista. Anteriormente, era necessário um total de 20 pontos para a suspensão. No entanto, com as novas regras da CTB, o limite aumentou para 40 pontos.

Segundo as regras do CTB, cada multa desconta:

  • 3 pontos: se caracteriza por uma infração leve;
  • 4 pontos: se caracteriza por uma infração média;
  • 5 pontos: se caracteriza por uma infração grave;
  • 6 pontos: se caracteriza por uma infração gravíssima.

Uma vez atingido o limite de 40 pontos, a carteira é revogada e o motorista deve enfrentar um processo chamado de reciclagem para recuperar a sua permissão e voltar a dirigir. No entanto, as contas que atingem o limite não são lineares e variam de acordo com a gravidade da multa. Por isso, confira suas multas sempre.

Como consultar multas na CNH?

Todos os dados sobre a CNH do motorista podem ser encontrados no site do Detran do seu estado. Em determinadas áreas, o motorista pode monitorar o andamento do processo, incluindo pausas. Normalmente, o acesso a essas informações pode ser feito por meio dos dados da CNH, CPF ou RENAVAM do automóvel.

Temos como exemplo a consulta no estado de São Paulo, que pode ser feita através de uma plataforma chamada de Poupatempo. Confira o passo a passo:

  • Primeiro, abra o aplicativo do Poupatempo;
  • Em seguida, clique em “Serviços” (do lado direito na parte inferior da tela);
  • Selecione a opção “CNH”, seguido de “Demais serviços de CNH”;
  • Acesse “Informações e pesquisas” para depois apertar em “Pontos na CNH”;
  • Dessa forma, digite os números da sua carteira e a sua data de aniversário;
  • Por fim, clique em “Concluir”, e assim será mostrado o total da pontuação do período de 12 meses anteriores.

Para fazer essa consulta através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), basta acessar a área de “Infrações”. Dessa forma, o motorista poderá observar todas as multas existentes em seu nome, conforme registros da CNH.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More