O vale-gás pode sofrer alteração de acordo com o número de integrantes na família?
O benefício é referente ao valor de um botijão de gás de 13 quilos.
A partir do próximo mês, haverá uma mudança significativa no valor nacional do vale-gás. Após a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) “Kamizake”, o valor do benefício aumentou para o equivalente a um botijão completo de 13 quilos, em vez de 50% do preço médio, como era anteriormente. No entanto, algumas pessoas possuem dúvidas sobre possíveis alterações do valor do programa social a depender do número de integrantes na família. Por isso, se você quiser saber mais sobre as mudanças no vale-gás, é só continuar lendo este artigo.
Leia mais: Veja a data do novo saque do FGTS e quem terá direito a recebê-lo
Entenda melhor a mudança no valor do vale-gás
A nova regra do benefício de distribuir o valor integral do botijão de gás tradicional vigora até dezembro deste ano e se aplica a todas as cerca de 5,5 milhões de famílias atendidas pelo programa. Levando em conta o preço médio nacional atual do produto, prevê-se que os próximos pagamentos sejam em torno de R$ 120.
Valor do vale-gás de acordo com quantidade de membros na família
Uma reivindicação antiga da oposição ao Governo é ajustar o valor do subsídio do programa ao número de integrantes da família beneficiária. Aqueles que apoiam a ideia argumentam que é injusto oferecer a mesma quantia para uma casa com dois membros e para outra com sete.
Apesar da alegação, a redação da PEC não prevê tais distinções. Independentemente do número de membros da unidade familiar, todos os aprovados continuam recebendo o mesmo benefício a cada dois meses.
De acordo com as regras da iniciativa, o pagamento é concedido às famílias cadastradas no CadÚnico que ganham até um salário mínimo mensal (R$ 606). Além disso, os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) tem direito aos repasses. As datas do pagamento serão as mesmas do Auxílio Brasil, geralmente nos últimos dez dias úteis de cada mês. A ordem é seguida de acordo com o NIS (Número de Identificação Social ) final do documento aprovado.
Comentários estão fechados.