Muita gente faz errado: 3 dicas para lavar panelas sem danificá-las

Se não quiser perder sua panela, é melhor seguir estas 3 dicas antes que seja tarde.

As panelas são utensílios amplamente utilizados na cozinha e há dicas importantes quando se trata de higienização. Portanto, não basta pegar uma bucha e detergente na hora de remover as sujidades, porque a falta de cuidado gera desgaste.

Veja também: Dar comida demais aos gatos pode fazer mal aos bichanos, segundo estudo

Sendo assim, é imprescindível utilizar as alternativas mais adequadas, no intuito de preservar o revestimento da panela. Essa observação se aplica a assadeiras, frigideiras e outros recipientes de alumínio usados em preparos culinários.

1. Não é recomendado jogar a panela quente na água fria

Primeiramente, vale mencionar uma prática que pode danificar a panela, causando deformações e rachaduras. Além disso, a diferença de temperatura faz com que a camada se solidifique e grude na superfície. Dito isso, o ideal é esperar que esfrie ou colocá-la em água morna para amolecer a sujeira.

2. Adicione o detergente em cima da gordura e esfregue

Em segundo lugar, uma maneira de facilitar a remoção da gordura é aplicar o detergente diretamente sobre ela, sem molhar antes. Desse modo, o sabão age diluindo rapidamente as moléculas. Logo, esfregue usando o lado amarelo da bucha, escovas ou uma esponja vegetal, priorizando o enxágue morno.

3. Evite esponjas abrasivas em panelas antiaderentes

As panelas antiaderentes têm um revestimento especial que impede que os alimentos fiquem grudados. Essa proteção costuma sofrer arranhões e desgastes excessivos ao ser higienizada a partir de fibras de aço. Por esse motivo, é aconselhável optar por uma fibra amarela, silicone e até flanelas reutilizáveis.

Tem bastante louça? Comece lavando objetos menores

Por último, se você tem muita louça, inicie a tarefa pelos objetos menores, como talheres, copos e pratos. Afinal, ocupam menos espaço na pia e na bancada, liberando o espaço necessário que as panelas ocupam na pia. Ou seja, ao guardar os demais produtos, é possível ter agilidade na limpeza da cozinha.

Agora que você já sabe os truques que tornam as panelas brilhantes, não deixe de aplicar as dicas e reduzir prejuízos financeiros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.