Passar muito tempo assistindo televisão pode aumentar riscos de trombose
Um estudo britânico mostrou a relação entre o tempo assistindo TV e o risco de episódios de trombose, entenda a relação.
Você costuma passar várias horas por dia assistindo televisão? Então saiba que um estudo publicado em janeiro mostrou que muito tempo em frente à TV pode causar trombose. Segundo os resultados do levantamento, 4 horas em frente ao eletrodoméstico pode aumentar as chances de trombose em até 35%.
Leia mais: A má higienização na cozinha é o principal ponto de contaminação da nossa saúde
Qual a relação entre assistir televisão e trombose?
Primeiramente, a trombose é caracterizada pelo desenvolvimento de um coágulo sanguíneo denominado trombo, que causa inflamação na parede das veias e/ou artérias. Geralmente os trombos se formam nos vasos dos membros inferiores.
O grande problema é quando o trombo se desprende da parede do vaso e avança pela corrente sanguínea, pois pode causar uma interrupção do fluxo de sangue em órgãos como cérebro e o coração, o que pode gerar consequências danosas como acidente vascular cerebral, que pode levar até mesmo à morte.
Assistir TV por muitas horas contribui para o sedentarismo
O sedentarismo é um fator de risco para o surgimento da trombose, uma vez que a falta de atividade física prejudica a circulação e isso favorece a formação dos coágulos nas pernas. Ou seja, a relação entre passar muitas horas em frente à TV e o surgimento da trombose é em decorrência da falta de movimentação corporal.
Sedentarismo é associado às doenças cardiovasculares
O estudo reforça a relação entre a falta de exercícios físicos e as doenças cardiovasculares. Nesse sentido, os pesquisadores fizeram uma revisão sistemática dos trabalhos presentes na literatura sobre o tema e, ao todo, foram mais de 100 mil participantes nesses estudos.
Os cientistas acreditam na hipótese de que, além do sedentarismo, assistir à TV por muitas horas favorece outros fatores de riscos para o desenvolvimento da trombose, como colesterol alto e hipertensão. Além disso, hábitos alimentares não saudáveis em frente à televisão também podem contribuir para a relação entre TV e trombose.
Como evitar a trombose?
Antes de tudo, para evitar o surgimento da trombose é muito importante ter uma vida ativa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de pelo menos 30 minutos de atividades físicas diariamente. Desse modo, você não precisa deixar de assistir à TV, desde que use uma parte do seu tempo para se movimentar.
Ademais, procure se alimentar de forma saudável, sem doces e frituras em excesso, mas com boas quantidades de frutas, verduras, feijões e carnes magras. Enfim, tenha equilíbrio na sua rotina e sua saúde será melhor.
Comentários estão fechados.