Muitos desconhecem: 6 carreiras que permitem uma aposentadoria mais cedo
Você pretende ter uma aposentadoria antecipada? Se sim, abaixo listamos as principais profissões onde há essa possibilidade.
Você sabia que há profissões onde a possibilidade de aposentar-se mais cedo existe? Pois bem, isso é algo real devido a vários fatores, dentre os quais podemos destacar o desgaste físico e condições específicas que oferecem riscos à saúde.
Portanto, se você deseja trabalhar por menos tempo ao longo da vida, talvez optar por algum desses ofícios seja uma boa ideia.
Se planeje para ter uma aposentadoria antecipada
Sim, há algumas áreas no mercado de trabalho que favorecem uma aposentadoria antecipada e muitas pessoas não sabem. Pensando nisso, listamos abaixo essas profissões e que possivelmente elas podem entrar na sua cartela de opções.
Professores
Você já pensou que os professores poderiam se aposentar mais cedo? Pois bem, isso é possível devido às condições desafiadoras e estressantes que a profissão apresenta. Estes profissionais acabam passando por um grande desgaste emocional e físico ao longo dos anos.
Para o ano atual de 2023, a idade mínima que os docentes precisam atingir para se aposentar é de 53 anos para as professoras e 55 anos para os professores, segundo a regra de transição do pedágio de 100%. Se essas regras de transição forem desconsideradas, a idade mínima exigida para a aposentadoria é de 57 anos para as mulheres e 60 anos para os homens, conforme a nova regra estabelecida.
Profissionais da construção civil
Profissionais desta área enfrentam muitos riscos de acidentes e demandam considerável esforço físico. Em diversos países, inclusive no Brasil, existem normativas que propiciam a aposentadoria antecipada para esses profissionais.
Contudo, é preciso estar ciente das regras! Para ter acesso à aposentadoria especial na construção civil, é necessário que o trabalhador demonstre que realizou atividades consideradas insalubres ou perigosas durante um intervalo de 15, 20 ou 25 anos.
Bombeiros e policiais
Em ambas as áreas, os profissionais estão sujeitos a lesões graves e a constante estresse. Além disso, o bem-estar e a saúde física e mental ficam muito vulneráveis. Dessa forma, portanto, em muitos países os bombeiros e policiais podem se aposentar antecipadamente.
Mineradores
Estes profissionais ficam expostos, constantemente, a substâncias tóxicas e às condições de trabalho extremamente perigosas. Além disso, estes podem desenvolver problemas de saúde por exercerem o ofício em locais subterrâneos.
Profissionais da saúde
Enfermeiros e técnicos de emergência, por exemplo, possuem uma carga de trabalho pesada e estão sujeitos a estresses crônicos constantes. Além disso, são profissões que demandam uma resistência física e mental muito grande dos profissionais.
Comentários estão fechados.