Mulher narra a vergonha de ser pesada como bagagem antes de embarcar
O caso, veiculado pelo The New York Post, viralizou no TikTok, onde muitos usuários questionaram os motivos pelos quais a mulher foi pesada.
Recentemente o The New York Post divulgou um caso no mínimo estranho que aconteceu em um aeroporto internacional não identificado.
Acontece que um viajante filmou o momento em que uma passageira foi pesada por funcionários de uma companhia aérea antes de embarcar num voo.
A mulher que foi pesada estava visivelmente acima do peso, fato que levantou muitas suspeitas entre os internautas.
O vídeo que mostra a situação foi postado em março, no TikTok. Até momentos antes da sua exclusão -que ninguém sabe porque aconteceu- o vídeo já acumulava quase 2 milhões de visualizações.
Como já era de se imaginar, o caso gerou controvérsias. Enquanto alguns usuários tentaram explicar os motivos pelos quais a mulher estava sendo pesada, outros questionaram se a companhia aérea cometeu algum tipo de discriminação.
“Eu estava lá. O avião em questão era, então eles precisaram nos pesar para que decolássemos com segurança”, explicou uma internauta.
“Eles [os funcionários da companhia aérea] se preocupam com os limites de peso em aviões pequenos, porque precisam ter o peso central em uma determinada parte do avião”, afirmou outro.
“Um dia desses eu estava voando para casa das Filipinas e eles me pesaram no aeroporto. Eu nunca fiquei tão envergonhado na minha vida”, citou outro comentarista.
“Eles poderiam ter pedido para ela falar o seu peso, ou fazer isso longe da vista de todos. Absurdo, cara”, exclamou outra pessoa.
Casos como esse vêm motivando uma enxurrada de protestos de influenciadores e ativistas que afirmam que as companhias aéreas discriminam pessoas obesas ou acima do peso.
Há pouco tempo, também no TikTok, um influenciador que diz combater a “gordofobia” levantou uma campanha em que exige que as empresas aéreas deixem os corredores de acesso dos aviões mais largos, a fim de acomodar melhor as pessoas que ele denomina “plus size”.
De acordo com o influencer, o layout atual dos aviões, sobretudo dos de pequeno porte, é discriminatório com esses indivíduos.
Esse mesmo tiktoker compartilhou vídeos em que pessoas obesas precisavam andar de lado para conseguir passar por corredores de aviões e chegar até os seus assentos.
Em contraponto, algumas empresas aéreas afirmam que tornar os corredores dos aviões mais largos iria obrigar a retirada de cadeiras dos aviões, o que seria inviável por abalar os lucros das companhias.
Quase virou regra
Em 2021, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos anunciou que iria começar a exigir que as empresas aéreas pesassem ou questionassem o peso dos seus passageiros considerados obesos.
Segundo a entidade, essa medida era necessária para a aferição de uma média de peso dos passageiros, o que, por sua vez, seria uma medida de segurança importante para evitar que as aeronaves carregassem mais peso do que o recomendado.
Por outro lado, os dados colhidos poderiam ser importantes para as autoridades em saúde dos EUA, uma vez que a obesidade é considerada uma doença epidêmica no país.
Contudo, pouco tempo depois a AFA voltou atrás na sua intenção, alegando que as empresas aéreas poderiam adotar outros meios de aferição de peso total das suas aeronaves.
Dentre as opções citadas, está a colocação de escalas eletrônicas nas salas de embarque, onde os passageiros poderiam pisar e ter seu peso computado automaticamente.
Comentários estão fechados.