Mulheres empreendedoras de sucesso dão dicas de educação financeira

Nos últimos anos o número de mulheres empregadoras subiu em 30%!

Empreender pode ser uma tarefa desafiadora para quem não entende muito de educação financeira, e os desafios podem ser ainda maiores quando se trata de mulheres empreendedoras. Por isso, para enfrentar todos os obstáculos e obter sucesso em seu negócio, empreendedoras bem-sucedidas compartilham dicas de educação financeira.

Não perca a oportunidade e confira essas dicas de educação financeira!

Mulheres empreendedoras e educação financeira

Ser mulher na sociedade em que vivemos implica em enfrentar uma série de desafios adicionais no mundo dos negócios. No entanto, felizmente, o número de mulheres empreendendo tem crescido consideravelmente.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, o número de mulheres empreendendo aumentou em 30% entre os anos de 2021 e 2022. No entanto, essas mulheres ainda enfrentam dificuldades em expandir seus negócios, sendo que 87% delas atuam sozinhas.

Apesar de todas as dificuldades, no último ano, o número de mulheres que geraram pelo menos um emprego cresceu de forma mais expressiva do que a quantidade de homens, que teve um aumento de apenas 8%.

Desafios na hora de empreender

Todos sabem que empreender é uma tarefa complicada para qualquer um, entretanto para as mulheres, os desafios tendem a ser ainda maiores devido aos aspectos culturais da sociedade.

“São as crenças limitantes baseadas em estereótipos, passadas de geração em geração, e enraizadas desde a infância…É o tal ‘isso não é coisa de menina, isso não é profissão de mulher, isso não é jeito de mulher falar”, disse Renata Malheiros, coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae.

Ela ainda traz situações as quais passou por ser mulher no mundo financeiro. “Já recebi algumas empreendedoras que me falam: tentei pegar um empréstimo para compra de uma geladeira ou outro maquinário para minha empresa e o gerente me perguntou se meu marido sabia que eu estava tomando aquele empréstimo, se poderia assinar comigo…Será que um homem empreendedor é questionado sobre isso?”

Dicas de empreendedoras de sucesso

  • Adriana Auriemo, fundadora da Nutty Bavarian – “Não misture as contas da pessoa física com as da pessoa jurídica. Trabalhe com um orçamento e efetue compras orçadas e realizadas mensalmente para saber se está indo pelo caminho certo e quais ajustes precisa fazer.”
  • Leticia Carvalho, franqueada da FarMelhor – “Para começar um negócio, é preciso uma boa quantia inicial de dinheiro e é fundamental capital de giro, se não, o negócio não vai para frente.”
  • Ellen Fernandes, fundadora da Red Fitness – “Minha dica seria separar a conta pessoal da empresa; realizar, se possível, todo o valor de investimento à vista; e mexer o mínimo no capital de giro para que não haja um futuro desencaixe financeiro.”
você pode gostar também

Comentários estão fechados.