Aumento no valor da multa pelo uso de celular ao volante
O projeto de lei visa dobrar o valor da multa.
Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro afirma que aquele que dirigir e utilizar o aparelho celular ao mesmo tempo estará sujeito a, além de pagar uma multa de quase R$300,00, perder sete pontos em sua carteira. Porém, a senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE) realizou um projeto de lei que visa dobrar o valor da multa pelo uso de celular. Entenda no decorrer deste artigo.
Aumento na multa
São multados por hora 28 motoristas pelo uso de celular no Brasil, a utilização do aparelho é a terceira maior causa de morte no trânsito em território brasileiro. Pensando nisso, a senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE) apresentou o Projeto de Lei 2699/2022. O projeto consiste no aumento do valor proposto da multa para aqueles que forem pegos utilizando o aparelho celular enquanto estiverem dirigindo. Afinal, o uso de celular só fica atrás do excesso de velocidade e do uso do álcool enquanto dirige entre as causas maiores de acidente.
Segundo o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, para a condução de qualquer veículo, o motorista deve estar completamente atento, assim prezando pela integridade física de si mesmo e dos demais.
Lembrando que manusear o celular é proibido até mesmo se o veículo estiver parado em semáforos ou congestionamentos. O manuseio do celular enquanto dirige não é considerado um crime, mas é uma infração administrativa extremamente grave.
Embora a cada hora 28 condutores sejam flagrados negligenciando a importância da atenção durante o trânsito, o que totaliza cerca de 675 brasileiros que arriscam suas vidas todos os dias utilizando o aparelho celular no volante, o número provavelmente deve ser muito maior, afinal, muitos utilizam esses aparelhos e não são flagrados.
Os riscos do manuseio do celular no volante
O risco de o motorista se envolver em algum tipo de acidente por mandar ou ler mensagens de texto enquanto dirige é de 400%. As fabricações de acessórios que fixam o celular no painel do carro podem contribuir para a alta desses acidentes de trânsito.
A senadora Maria do Carmo Alves declarou: “O uso do celular já é a terceira causa de morte no trânsito. Acredito que o agravamento da pena tende a diminuir o uso do celular ao volante e, consequentemente, o número de acidentes nas ruas e nas estradas brasileiras”.
Comentários estão fechados.