Vinil retoma o trono: vendas superam CDs após mais de três décadas
Comprar vinil agora é um método de mostrar devoção a um artista, sobretudo para quem deseja colecionar o artigo.
Durante três décadas, os CDs dominaram o mercado como o modelo mais popular de consumir música, muito por causa da praticidade da mídia. O auge dos CDs substituiu o antigo vinil, que se tornou praticamente inexistente em alguns lugares. Não é à toa que surpreende a ideia de que, em 2022, as vendas de vinil superaram as de CDs pela primeira vez em 36 anos!
E você, fez parte desse movimento de trazer os grandes discos de volta?
Aumento nas vendas de vinil
Segundo a Recording Industry Association of America (RIAA), houve mais vendas de vinil nos Estados Unidos em 2022 do que de CDs. Mais precisamente, foram 41 milhões de unidades de disco de vinil em oposição a apenas 30 milhões de CDs. Essa é a primeira vez que isso acontece desde 1987, quando houve uma virada no consumo.
Em grande parte, o aumento das vendas de discos de vinil se deu por causa do lançamento de edições comemorativas de álbuns clássicos. Afinal de contas, está na moda que artistas relancem seus trabalhos dessa forma como uma maneira de movimentar os fãs. Essa moda chegou aos artistas mais jovens também!
Sendo assim, eles acabaram por aderir à venda do vinil. E assim surgem os colecionadores, que acreditam que a peça tem um valor histórico muito importante, mesmo quando contém apenas músicas contemporâneas. Isso virou tendência, sobretudo entre os adolescentes, que perceberam que colecionar os discos pode ter seu charme e pode ser uma forma de mostrar apreço por seu ídolo.
A música na era do streaming
Ademais, não podemos deixar de mencionar como os streamings influenciaram e muito para que essa situação se estabelecesse. Isso porque já se sabe que hoje em dia a principal forma de ouvir música é por meio de plataformas como Spotify, Deezer ou YouTube.
Não existe grande interesse em ter CDs, já que essa compra acaba limitada, normalmente, a um único artista.
O vinil ainda apresenta certo charme com a ideia de ser um produto vintage, mas os CDS ainda não chegaram nesse lugar de valorização. Portanto, os fãs de música ainda veem sentido em comprar um vinil para a sua coleção e ouvir música em alguma plataforma prática. Como resultado, pode ser que os CDs se tornem itens raros com o tempo.
Comentários estão fechados.