Nação de jovens ‘nem-nem’ do Brasil gera rombo no PIB do país
De acordo com a pesquisa, a falta de ocupação desses jovens faz o Brasil deixar de arrecadar mais de R$ 46 bilhões.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem atualmente no Brasil cerca de 10,9 milhões de jovens entre 18 e 24 que nem trabalham e nem estudam, os chamados “nem-nem”. Em paralelo, uma pesquisa realizada recentemente trouxe luz a um dado alarmante sobre essa parcela da população.
Em informações divulgadas à CNN, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), órgão responsável pelo levantamento, estimou que essa falta de ocupação faz o país deixar de movimentar R$ 46,3 bilhões. Esse valor seria injetado no país via Produto Interno Bruto (PIB).
Ainda de acordo com a CNC, dos quase 11 milhões de jovens que estão totalmente desocupados atualmente, 4,7 milhões dizem ter desejo de trabalhar e/ou estudar. Nesse sentido, autoridades de todo o país, representantes dos três Poderes da República, dizem estar empenhadas em dar oportunidades de mobilização a esses jovens ociosos.
Fato é que existem diversos programas de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal, mas, por outro lado, espera-se ainda mais empenho, já que a situação está gerando certo prejuízo ao país.
Para se ter uma ideia, a população brasileira de jovens nem-nem é superior à de países como Hungria, Honduras, Paraguai, Costa Rica, Suíça, Israel, Portugal e dezenas de outros. É uma verdadeira nação de pessoas desmobilizadas!
* Com informações de IBGE, CNC e CNN
Comentários estão fechados.