Nada de filas no INSS! Veja como solicitar o auxílio-doença EM CASA, pelo celular
A ideia da mudança implementada pelo Instituto Nacional do Seguro Social é simplificar e diminuir a lista de solicitações de segurados.
A partir de agora, quem necessita do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá solicitá-lo digitalmente. A mudança acontece após o INSS decidir alterar o sistema.
Os segurados poderão requerer o benefício por meio do site Meu INSS, ou também pelos aplicativos, disponíveis para Android e iOS. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOE), no último dia 20.
O benefício é concedido temporariamente a todos os segurados do INSS que estejam doentes ou incapazes de cumprir com as suas obrigações profissionais.
Saiba como funcionará a solicitação digital
O novo atendimento levará em consideração o “Protocolo de Requerimento”. Isso fará com que os segurados não precisem mais ir até uma agência da Previdência Social para entregar a documentação.
Para isso, eles poderão utilizar o sistema Atestmed para pedir o auxílio-doença e enviar os comprovantes necessários para conseguir o benefício.
A ideia dessa decisão do Governo Federal é tentar diminuir a fila de solicitações do INSS. Mas há uma exceção: em casos de acidentes de trabalho, não é possível realizar o processo digitalmente.
(Imagem: divulgação)
Veja passo a passo para realizar o requerimento online
Para anexar documentos no Atestmed, é preciso:
- Acessar o “Meu INSS“;
- Procurar por “Pedir Benefício por Incapacidade”, depois clicar em “Novo requerimento”;
- Escolher o auxílio-doença em “Benefício por incapacidade temporária” e pressionar “Ciente”.
Com isso, você terá acesso às informações e regras para continuar com o processo.
Além disso, terá de preencher um formulário, contando mais sobre a sua incapacidade. Em seguida, precisa fazer o upload do seu atestado médico e de sua identidade.
Por fim, basta procurar a agência mais próxima de você para o agendamento do seu pagamento.
Quem pode solicitar o auxílio-doença do INSS?
Para ter direito ao benefício, o segurado deve ter feito, pelo menos, 12 contribuições previdenciárias antes da solicitação.
Também é crucial ser segurado e o atestado médico deve comprovar a necessidade de afastamento do trabalho por, pelo menos, 15 dias. Para acidentes de trabalho, por outro lado, não existe carência.
Comentários estão fechados.