Nada de sementes! Afinal, o que são os pontinhos pretos dentro da banana?

Entenda o que são os pontos pretos encontrados no interior das bananas.

As bananas, sempre presentes na mesa dos brasileiros e amadas mundialmente, geram curiosidade. Uma das questões mais comuns é sobre os pequenos pontos pretos encontrados em seu interior. Seriam eles sementes?

Para esclarecer essa dúvida, é preciso explorar as características dessa fruta. As bananas são frutos de plantas herbáceas, chamadas bananeiras, que possuem um caule flexível. São ricas em nutrientes, como potássio e vitaminas.

Cultivadas em regiões tropicais e subtropicais, as bananas são fundamentais na alimentação global. Entretanto, muitas pessoas confundem os pontos pretos internos com sementes, mas a realidade é um pouco diferente.

O que são os pontinhos pretos da banana?

Os pequenos pontos pretos dentro das bananas não são sementes. Eles são óvulos não fertilizados. As bananas são frutos partenocárpicos, ou seja, não precisam de fertilização para se desenvolver. Isso pode ocorrer naturalmente ou ser induzido.

No Brasil e em outros países, a maioria das bananas não possui sementes, graças à partenocarpia. Contudo, algumas variedades, especialmente as “bananas silvestres”, possuem caroços e não são ideais para o consumo humano.

Foto: Shutterstock

Bananeiras e seu processo de reprodução

  • Propagação vegetativa: a chave para novas plantas

As bananeiras se reproduzem principalmente por propagação vegetativa. Novas plantas surgem de brotos laterais do caule principal. Quando esses brotos crescem, podem ser replantados para gerar novas bananeiras.

  • Rizomas e mudas in vitro

Outra forma de reprodução é por meio de rizomas, caules subterrâneos que geram novas mudas. Além disso, grandes produtores utilizam a produção de mudas in vitro para assegurar características saudáveis nas plantas.

Origem da bananeira no mundo

A origem exata das bananeiras é incerta, mas muitos especialistas acreditam que elas surgiram no sul da China. Curiosamente, a palavra “banana” tem raízes em línguas africanas, especificamente nas línguas liberianas e serra-leonesas.

Em resumo, os pontinhos pretos nas bananas, que muitos acreditam ser sementes, são na verdade óvulos não fertilizados.

As técnicas de reprodução das bananeiras garantem sua popularidade global, enquanto sua origem remonta a regiões asiáticas, com influências culturais africanas no termo que utilizamos até hoje.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.