Naftalina x baratas: essa substância realmente as espanta?

Buscando uma casa livre de insetos indesejados, será que a naftalina realmente espanta as baratas? Veja mais!

Ter a constante presença de baratas em casa não é algo agradável e pode representar perigo, já que elas costumam viver em esgotos e lixos. Por isso, é necessário ficar atento a maneiras de eliminar esses insetos. Uma dessas maneiras, que muitas pessoas dizem que funciona, é através do uso da naftalina em armários e gavetas. Porém, a naftalina realmente espanta baratas? Acompanhe a leitura e descubra!

Leia mais: Aprenda a combater os ácaros e evite ter que conviver com as alergias causadas por eles

Primeiramente, é preciso alertar para a importância de manter essa substância fora do alcance das crianças, uma vez que o produto se parece com balas e os pequenos podem se confundir. A sua ingestão acidental pode ocasionar diarreias, vômitos e até convulsões. Portanto, é bom ter atenção.

Naftalina realmente espanta barata?

Então, essa é a pergunta que não quer calar. Sim, a naftalina tem o poder de espantar baratas. Com o nome oficial de naftaleno, essa substância não só espanta baratas, como também traças e outros insetos, sendo ideal para deixar em gavetas e armários. No entanto, ela não possui a capacidade de matá-los, pois os insetos são apenas repelidos por conta do forte odor que a substância exala.

Estado gasoso

Uma curiosidade interessante é que a naftalina consegue passar diretamente do estado sólido para o gasoso. Ou seja, ao se transformar, vira um vapor tóxico que possui um cheiro bem forte.

Contudo, o forte odor da naftalina também pode trazer malefícios à saúde dos humanos. Sendo assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a sua utilização, muito embora a comercialização no Brasil seja permitida.

Dicas de como usar o produto corretamente e espantar baratas

  • O recomendado é não retirar as bolinhas de naftalina de dentro da embalagem. Com isso, o vapor tóxico se retém, afetando apenas apenas as baratas e outros insetos com o odor exalado.
  • O ideal é não colocar muitas bolinhas de naftalina dentro de locais que não são abertos, como gavetas e armários. Assim, busque usar uma quantidade menor da substância.
  • Não utilize o produto perto de roupas infantis, pois as crianças são mais suscetíveis à intoxicação pela substância.
  • Toda vez que for manipular a naftalina, use luvas.
  • O recomendado é lavar as roupas e as louças que estavam guardadas em armários ou gavetas com naftalina antes do uso.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.