Não aparecem pessoas sorrindo em fotos antigas. Mas por quê?

Câmeras fotográficas antigas exigiam longos tempos de exposição, o que tornava os sorrisos mais difíceis. Entenda qual era o problema.

Se você já observou fotografias mais antigas de seus antepassados, como avós e bisavós, talvez tenha notado a ausência de sorrisos entre eles. Tal fenômeno pode ser explicado por diversos fatores, mas a tecnologia das câmeras da época é uma das razões mais evidentes para essa prática curiosa.

Na era das primeiras câmeras, criadas por volta de 1840, o tempo de exposição era consideravelmente prolongado. Pequenos movimentos podiam arruinar uma foto, e, por esse motivo, manter uma expressão neutra era mais viável do que segurar um sorriso ou expressões e poses mirabolantes por vários minutos.

Primeiras câmeras foram criadas no começo do século 19 e tinham limitações tecnológicas (Imagem: reprodução/Maxmann/Pixabay)

Mas não era só isso…

Além do empenho que era manter os sorrisos, a arte clássica frequentemente representava figuras com expressões mais sérias e realistas. Esse estilo se transferiu para a fotografia, com as pessoas replicando as poses que viam nas pinturas. Logo, ficar sério em uma foto significava seguir tal tradição artística.

Para muitos, as fotografias eram vistas como um modo de preservar a sua imagem para a posteridade. O ato de se fotografar era sério e solene, algo que poderia tornar as pessoas imortais de certo modo. Por isso, elas acreditavam que isso deveria ser tratado com mais respeito e gravidade.

Transformação ao longo do tempo

Com o avanço da tecnologia fotográfica, o tempo de exposição foi reduzido e a qualidade das imagens melhorou. Isso, combinado com as mudanças culturais, levou ao aumento dos sorrisos nas imagens e, assim, a prática de sorrir em fotos se tornou cada vez mais comum.

Portanto, a falta de sorrisos nas fotos antigas pode ser ligada a aspectos técnicos e culturais. Embora os tempos tenham mudado, essas imagens permanecem como registros fascinantes de uma era passada, o que revela muito sobre a sociedade e as suas percepções sobre a fotografia e novas tecnologias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.