Não confunda as coisas: entenda a diferença entre mar e oceano
Mar e oceano são porções de água salgada, apesar dessa semelhança, eles não são a mesma coisa.
Qual a diferença entre mar e oceano? Embora muita gente confunda, um oceano tem detalhes distintos em relação ao mar, sendo que o primeiro é maior e mais profundo, enquanto o segundo é mais raso e menor.
Na prática, o oceano, além de profundo, é uma grande extensão de água salgada, que circunda os continentes. No mundo, existem cinco deles: Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico.
Por sua vez, os mares são centenas, sendo alguns deles mais conhecidos, como o Mar Mediterrâneo, Mar do Caribe, Mar da Noruega e Mar Báltico.
Oceanos têm menor influencia local
O oceano também tem menor influência sobre o local onde circunda, enquanto o mar possui grande impacto nas características do ambiente.
Além disso, os mares sempre ficam mais próximos aos continentes, mas em um posicionamento diferente.
Os mares são uma parte dos oceanos, sempre cercados por terra. Por exemplo, o Mediterrâneo tem a Europa acima e a África abaixo, com a Ásia ao leste, mas tendo uma saída para o Oceano Atlântico.
Outros mares são totalmente envoltos pela terra, como o Mar Cáspio, que contém água salgada e não se liga a um oceano diretamente. Há três tipos de mares:
-
Abertos: este tem um contato maior com o oceano;
-
Interiores: um mar interior se liga ao oceano através de um estreito;
-
Fechados: um mar fechado não tem saída, como é o Cáspio.
Enfim, essas são características que diferenciam um do outro e mostram que oceanos e mares, mesmo parecidos, são porções de água salgada distintas.
Embora oceanos e mares sejam parecidos, é importante saber e conhecer a diferença entre eles. Esse conhecimento permite ter noção maior da importância ao se preservar mares e oceanos.
Naturalmente, é uma forma de conhecer mais a fundo as características do planeta Terra, que tem a maior parte de sua superfície coberta pela água.
Comentários estão fechados.