Não corra os riscos: saiba como reconhecer uma fruta tóxica!

Gosta de se aventurar em trilhas e tem dúvidas acerca da procedência das frutas? Há indicações precisas que vão te ajudar com isso.

Em uma trilha, passeios ecológicos ou em situações extremas, pode surgir a dúvida sobre um fruto desconhecido. A decisão de comer o fruto ou não vira uma questão de sobrevivência, e realmente precisamos estar preparados para tudo.

Certamente, em qualquer circunstância, o melhor é não se arriscar para evitar qualquer tipo de risco.

Porém, existem algumas técnicas para identificar frutas comestíveis, mas ainda assim é necessário ter bastante cautela na hora de decidir sobre o que deve ser ingerido, pois há muitas exceções.

Portanto, é fundamental ser cauteloso ao tomar decisões relacionadas ao consumo de frutos desconhecidos. Confira algumas dicas!

Como reconhecer frutos tóxicos?

O coronel do Exército Brasileiro Marcos Carias de Oliveira, ex-instrutor do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), revelou que a dica mais confiável é identificar o fruto comestível mediante ao comportamento do animal silvestre.

Essa observação pode ser certeira porque o que os animais consomem pode ser aproveitado pelo homem, mas nem sempre estamos cercados desses animais.

É importante ter cuidado ao lidar com certas raízes e frutas na natureza, pois algumas delas podem ser consumidas apenas quando devidamente cozidas ou maduras.

Por exemplo, determinadas raízes podem ser venenosas se consumidas cruas, mas se tornam seguras para o consumo após o cozimento.

Da mesma forma, algumas frutas são deliciosas e seguras quando maduras, mas podem se tornar indigestas ou até mesmo tóxicas se colhidas antes do tempo adequado.

É uma estratégia profissional, pois é possível evitar o risco com frutos desconhecidos, já que existe uma exceção para toda regra. Quando não houver a presença de animais silvestres, o ideal é não arriscar e deixar para ingerir frutas em uma outra hora.

Um exemplo citado pelo engenheiro agrônomo Carlos Ruggiero, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal (SP), é o fruto da mangaba, que é venenoso e impróprio para o consumo quando está verde.

O consumo inadequado desse fruto pode causar intoxicações graves e até mesmo levar à morte.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.