Não é como no Natal: por que a Páscoa muda de data todos os anos?
Você já deve ter notado que a Páscoa muda de data todos os anos, certo? Mas, afinal, qual a razão disso? Entenda a origem do costume.
Você já deve ter percebido que todos os anos a Páscoa é celebrada em uma data diferente. Mas, por que isso acontece? Se você sempre se faz essa pergunta, veja como é definida a data exata da Páscoa de cada ano e entenda se o dia é ou não considerado feriado.
Leia mais: Páscoa em março? Entenda o porquê do feriado neste mês
A Páscoa é sempre celebrada no domingo após a primeira Lua cheia que se segue ao equinócio da primavera no hemisfério norte. Complexo, não é mesmo? Mas existe uma forma mais simples de explicar isso. Antes de tudo é importante entender que a festividade muda de data cada ano por conta dessa situação.
Data da Páscoa todos os anos
O equinócio é um momento muito especial de cada ano e quer dizer que o dia e a noite têm a mesma duração. Ou seja, cerca de 12 horas cada um. Isso acontece duas vezes por ano.
Existe um equinócio de primavera que ocorre entre 20 e 21 de março e o equinócio de outono, que ocorre entre 22 e 23 de setembro. E tudo isso começou depois de uma determinação feita durante o Concílio de Niceia no século IV.
Foi uma regra definida pela Igreja Católica, que indicava que a Páscoa seria sempre celebrada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério Sul.
Dessa forma, em 2024 a Páscoa será comemorada no dia 31 de março. Durante o equinócio é muito comum também as mudanças nas temperaturas e na duração do dia e da noite, assim como o início de novas estações do ano.
Por todos os acontecimentos relacionados a esse período, o momento é considerado muito importante para várias culturas e religiões. Outra dúvida comum é que muita gente confunde o domingo de Páscoa como sendo um dia considerado feriado nacional.
Mas, a verdade é que não é. O feriado é na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa e é conhecido como Sexta-feira Santa ou da Paixão.
Comentários estão fechados.