Não é correto deixar borra de café na cafeteira, alertam especialistas

Essa prática, comum em muitos lares brasileiros, pode ser até mesmo prejudicial à saúde. Entenda melhor esse assunto!

Nada melhor que desfrutar de uma xícara de café na manhã, principalmente se ela for feita em uma cafeteira moderna.

No entanto, um ponto que muitas pessoas não se atentam é a necessidade de retirar a borra que restou no equipamento após o uso.

Além do cheiro que pode se tornar desagradável, o que sobra dos grãos usados pode trazer alguns problemas. Continue lendo e saiba mais!

Por que não devemos deixar a borra de café na cafeteira?

O motivo para essa contraindicação é bem simples: a borra acumulada fica pegajosa e mais difícil de retirar com o decorrer do tempo.

Como resultado, o ambiente torna-se um verdadeiro criadouro de micro-organismos, o que pode comprometer a saúde de quem beber o café coado no equipamento.

Segundo o professor de microbiologia da Universidade do Arizona, Charles Gerba, o crescimento bacteriano por si só não é o problema, uma vez que o café pode ser um germicida.

No entanto, quando as borras ficam úmidas, há um aumento significativo na chance do bolor crescer ali, o que pode causar sérios danos aos usuários.

Além disso, quanto mais cheio de fungos estiver o filtro da cafeteira, mais complicado será limpá-lo com efetividade.

A importância de manter sua cafeteira limpa

Por mais que estudos mostrem que o café possa ter propriedades germicidas, isso não é suficiente para garantir a sua segurança.

Para estar protegido, todos os itens da sua cozinha devem estar sempre limpos, incluindo a cafeteira como um todo, não apenas o filtro.

Nesse sentido, um fato assustador foi descoberto por um teste recente: o reservatório de água da cafeteira, bem como o puxador do copo, podem abrigar um enorme número de bactérias potencialmente nocivas, sendo uma ameaça à saúde.

Além disso, o sabor da bebida pode ser alterado caso o recipiente esteja sujo, tornando sua experiência bastante desagradável.

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, é essencial limpar cuidadosamente todos os utensílios cada vez que forem utilizados.

Itens como tubos de vapor, cabeças, filtros, tabuleiros, copos e demais itens utilizados devem ser higienizados conforme indicação do fabricante, garantindo a vida útil da sua cafeteira e o sabor do seu café.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.