Não é por acaso: você escolhe seus amigos pelo cheiro, segundo estudo
Você sabia que o processo da escolha das amizades depende da compatibilidade de um cheiro específico? Este é o segredo para ter amigos de verdade.
As amizades enchem a vida de alegria, mas é possível compreender a magia da conexão graças ao cheiro. Afinal, provavelmente você já encontrou um colega pelo qual sentiu afinidade só pelo olhar, despertando interesse por uma conversa.
Veja também: 5 traços sutis de pessoas altamente inteligentes que pouca gente identifica
Desse modo, é importante ressaltar que a química vai além dos relacionamentos amorosos. Ou seja, a busca por um amigo abrange uma sintonia que se constrói ao decorrer do tempo, provando ser uma ligação de almas.
Por que o cheiro determina as amizades?
Segundo um estudo do Instituto Weizmann de Ciências em Israel, as amizades que se formam de forma espontânea, ocorrem por semelhança do cheiro. Dito isso, o odor de uma pessoa atrai cheiros semelhantes, somados à personalidade.
Essas relações não românticas, conforme visto na publicação da revista Science Advances, explicam a reação genuína diante de um desconhecido. Embora pareça estranho, os indivíduos produzem um aroma formado por substâncias químicas.
Nariz digital comprova a ‘’amizade a primeira vista’’
O eNose é um dispositivo que pode detectar e analisar notas, usando sensores químicos e algoritmos de inteligência artificial. Nesse caso, o sistema foi usado para medir as diferenças e as semelhanças entre os odores corporais dos voluntários.
Sendo assim, observou-se que o círculo ou pares de amizades eram formados, em sua maioria, por grupos que apresentavam o mesmo cheiro. Então, a amostra revela o efeito imediato de felicidade que se sente ao ver determinado colega.
Animais também cheiram para evitar riscos
Por fim, vale ressaltar que inúmeros mamíferos usam as habilidades olfativas na hora de se comunicar. Por exemplo, cães, lobos, hienas e primatas encontram companheiros de convivência cheirando uns aos outros, sem disfarces.
Portanto, trata-se de um mecanismo que ajuda a reconhecer parentes, parceiros, rivais, amigos e inimigos. Logo, é uma das principais maneiras de formar alianças e cooperar, identificando membros que merecem confiança e lealdade.
Comentários estão fechados.