Não é só mania! Você pode ter TOC e não sabe; saiba como identificar

TOC é um transtorno muitas vezes subestimado, afetando 1% a 3% da população mundial. Veja como identificá-lo.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma condição de saúde mental que afeta de forma significativa a vida de 1% a 3% das pessoas em todo o mundo. Apesar de ser um problema comum, muitos indivíduos convivem com seus sintomas sem perceber que estão sofrendo de um transtorno.

Tais sintomas, frequentemente invisíveis, também costumam se manifestar na forma de pensamentos intrusivos e comportamentos repetitivos.

Especialistas apontam que, ao contrário de outras condições como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o TOC ainda é mal compreendido pelo público, o que dificulta o seu diagnóstico e o tratamento adequados.

Além disso, diversos médicos podem não reconhecer os sinais do TOC, o que contribui para o desconhecimento sobre o transtorno. Dessa forma, aumentar a conscientização sobre os sintomas dessa condição é essencial para obter um diagnóstico precoce e preciso.

Lavar as mãos com frequência se torna uma compulsão em pessoas com TOC (Imagem: Shutterstock)

Sintomas e comportamentos típicos

Como dito antes, os sinais do TOC podem surgir tanto de modo concreto com ações práticas no dia a dia da pessoa, como em pensamentos intrusivos e repetitivos. Confira alguns exemplos a seguir!

Obsessões:

Pessoas com TOC frequentemente enfrentam obsessões, caracterizadas por pensamentos ou imagens indesejadas, capazes de causar desconforto. Os exemplos comuns incluem:

  • Medo excessivo de contaminações;

  • Preocupação com ordem, simetria e/ou exatidão;

  • Pensamentos agressivos sobre acidentes;

  • Medo de perder algo importante.

Compulsões:

Para aliviar as obsessões, as pessoas com TOC desenvolvem compulsões, que consistem em comportamentos repetitivos. Tais ações incluem lavar as mãos excessivamente e verificar constantemente fechaduras ou eletrodomésticos. Veja outros exemplos e compulsão:

  • Limpeza repetitiva;

  • Organização excessiva;

  • Busca por aprovação;

  • Rituais numéricos.

Tratamentos eficazes para o TOC

Segundo o Ministério da Saúde, embora o TOC não tenha cura, tratamentos eficazes conseguem melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A psicoterapia é o pilar do tratamento, especialmente quando combinada com medicamentos como os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS).

A estimulação magnética transcraniana (EMT) pode ser uma opção promissora. Tal técnica usa campos magnéticos para estimular as células nervosas, assim oferece uma esperança adicional para aqueles que buscam alívio dos sintomas do TOC.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.