Não é só ‘méis’: palavra ‘MEL’ tem mais de um plural; conheça-os
Língua portuguesa tem regras que, muitas vezes, confundem na hora de escrever as palavras.
Qual o plural de mel? Essa pergunta certamente deixa muita gente sem saber o que responder. A língua portuguesa é repleta de regras específicas e gera essas incertezas na hora de grafar uma palavra.
Em muitas situações, apenas a consulta a um dicionário oficial vai resolver a dúvida. No caso da palavra mel, isso também ocorre, mesmo sendo um vocábulo tão simples, monossílaba, com apenas três letras.
Ela tem duas opções de plural, isso se deve às regras gramaticais, que a avaliam de duas formas e, assim, permitem duas possibilidades diferentes de plural.
Plural de mel: entenda as particularidades
As palavras da língua portuguesa que terminam em “-al”, “-el”, “-ol” ou “-ul”, quando no plural, tem o ‘l’ final substituído por ‘is’. Logo, nesse caso, deve-se trocar ‘mel’ por ‘méis’, chegando ao plural correto da palavra.
Isso acontece com outras palavras semelhantes, como farol (faróis), ou animal (animais), elas se enquadram na mesma regra. Portanto, ‘méis’ é uma das variações corretas na hora de flexionar tal vocábulo para o plural.
Por sua vez, a segunda possibilidade se dá por conta de uma regra que permite adicionar ‘es’ ao final de uma palavra terminada em l’, quando esta vai para o plural. É o caso de ‘mal’, que se transforma em ‘males’. Portanto, essa regra gera o plural ‘meles’.
Embora essa última norma gramatical não seja tão convencional para o termo ‘mel’, as duas regras explicadas são recursos viáveis para passar essa palavra para o plural.
Qual plural devemos usar, afinal?
A língua portuguesa permite a grafia das duas formas em qualquer situação. Naturalmente, por ser uma palavra de pouco uso, ficaria estranho colocar ‘meles’ no título de uma reportagem jornalística.
Por isso, é necessário ter bom senso na hora de usar o plural de mel. Inclusive, em alguns casos, é possível deixar a palavra no singular. A seguir, veja alguns exemplos de como empregar ‘mel’ no plural’:
-
Os méis produzidos na minha propriedade possuem boa qualidade.
-
As abelhas produzem os méis necessários para o equilíbrio da natureza.
-
Os meles produzidos em determinadas regiões apresentam um sabor mais forte e consistente.
Enfim, é possível escrever mel no plural de duas formas, embora uma seja mais incomum. Em caso de dúvida, vale sempre consultar um dicionário ou um livro de gramática.
Comentários estão fechados.