Não erre mais: saiba como lavar o cabelo do jeito correto
Muitas pessoas cuidam dos cabelos de forma equivocada, mas estas dicas podem ajudar.
Lavar os cabelos, principalmente quando são mais compridos, exige tempo e cuidado para deixá-los devidamente higienizados.
Desde pequenos, todos são orientados a usarem shampoo, condicionador e esfregar bastante com as mãos para garantir um melhor resultado. Tais cuidados estão corretos, no entanto, levar os cabelos requer mais que isso.
Existem outros métodos que podemos aplicar, especialmente no couro cabeludo, para os fios ficarem mais vistosos e brilhantes no dia a dia. Veja a seguir!
Como fazer uma lavagem perfeita no cabelo?
Primeiramente, vale lembrar que há diversos tipos de cabelo e isso demanda uma higienização específica. Cabelos secos, oleosos e mistos precisam de tratamento diferente um do outro. Ainda assim, alguns movimentos são iguais para todos os tipos.
Porém, uma recomendação universal é nunca lavar os fios com água fervendo, afinal, isso pode gerar queimaduras no couro cabeludo e até sérios prejuízos na pele.
Além disso, é necessário esfregar o couro cabeludo com um movimento circular, beneficiando a circulação de sangue e permitindo que a raiz fique mais firme.
Após o processo, finalize a lavagem com água fria, ao retirar o excesso de sabão. Isso consegue deixar os fios mais brilhantes e vistosos, de acordo com especialistas.
Outra dica é usar um esfoliante no couro cabeludo uma vez por semana ou, pelo menos, a cada 15 dias. O mais importante é garantir um intervalo para o couro cabeludo se recompor adequadamente.
No mesmo período, é imprescindível usar máscaras capilares quinzenalmente, pois isso ajuda a hidratar os fios de forma adequada. Também é válido aplicar óleo de amêndoas para a nutrição dos fios.
Quantas vezes na semana se deve lavar o cabelo?
Agora, o que impacta a qualidade do cabelo é a frequência com que é lavado durante a semana. Embora muitos tenham o hábito da lavagem diária, deve-se evitar isso.
Conforme médicos dermatologistas, é necessário lavar o cabelo de três a quatro vezes por semana. Assim, haverá tempo suficiente para o couro cabeludo se hidratar e não ficar ‘encharcado’ com o excesso de água. Quando o cabelo fica muito tempo molhado, há risco de queda e enfraquecimento.
Muitos especialistas recomendam deixar os fios secarem naturalmente, sem o uso de chapinhas ou secadores elétricos, pois prejudicam o crescimento capilar.
E se tiver problemas no couro cabeludo, como seborreia ou caspa, procure um médico dermatologista.
Comentários estão fechados.