Não repita este erro; Frases que prejudicam a autoestima dos seus filhos

Algumas falas podem ser marcantes para as crianças e podem influenciá-las pelo resto da vida, por isso é importante estar atento (a).

A infância é o período mais curto da vida de um ser humano e é quando o ser adquire consciência sobre a sua existência, suas preferências e, assim, constrói a sua autoestima. No entanto, o que os pais precisam ter consciência é que a autoestima de seus filhos pode ser destruída a depender do que eles ouvem sobre si mesmos. Por isso, confira abaixo frases que prejudicam a autoestima das crianças para evitá-las em casa.

Leia mais: Como a vergonha pode afetar a vida dos seus filhos?

Frases que podem desencorajar o seu filho

A autoestima diz respeito à forma como as pessoas se veem, enxergam suas qualidades, aceitam os seus defeitos e tudo isso pode determinar a forma que elas lidarão com seus amigos e familiares, como elas lidam com falhas e situações constrangedoras, entre outros exemplos. Por esses motivos, é muito importante que a construção da autoestima em crianças seja sólida.

Daí, evidencia-se a necessidade de ter pais que usam frases encorajadoras e não destrutivas. Dessa forma, a criança vai aprender que ela é um ser falho, mas com capacidade de correção e superação. Confira, abaixo, quais são as frases que nunca devem ser ditas para seus pequenos:

“Você é uma vergonha para mim!’’

Nenhum ser humano gosta de passar por situações constrangedoras. Dessa forma, essa frase faz com que o filho não sinta apenas que está passando por uma situação de constrangimento, mas ele sente que ele é um permanente constrangimento. Se lembrar de situações que lhe deixam embaraçada(o) já lhe causa um incômodo terrível, imagina sentir a insegurança de ser sempre assim? Horrível, não? Portanto, evite essa frase! Seu filho não merece isso.

“Meninos (as) não devem brincar com isso!”

Para se tornarem adultos saudáveis, criativos, artistas ou inventivos, crianças precisam exercitar a criatividade. Por este motivo, ceifar a liberdade criativa de uma criança por estereótipos de gênero é, além de preconceituoso, contraprodutivo. Caso o seu filho esteja brincando com kits de cozinha, ao invés de repreendê-lo por estar usando brinquedos “femininos’’, ensine-o que é possível ser um chef de cozinha. Da mesma forma, se a sua filha estiver brincando com luvas de boxe, ensine-a que é possível ser uma lutadora como a Ronda Rousey.

“Você é irresponsável e uma decepção!”

Rotular uma criança é sempre perigoso, pois elas tendem a tomar para si como verdade o que está sendo dito pelos pais ou responsáveis, afinal, eles são o seu parâmetro de comportamento, além de serem as pessoas que passam mais tempo com eles. Dessa maneira, muitos adultos precisam lidar por anos com distorções de imagem criadas pelos pais deles – que, por sua vez, não pensaram bem antes de rotulá-los da pior maneira possível. Por isso, quando estiverem chateados com o (s) filho (s), foque na atitude errada, não em ataques pessoais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.