Não são sinônimos: América Latina e América do Sul são termos distintos
Uma expressão tem a ver apenas com a região no continente, a outra, com aspectos culturais e geopolíticos.
Os conceitos culturais que guiam a divisão de territórios e a criação de estados nacionais são variados e complexos. Eles englobam aspectos como idioma falado, religiões, características físicas das populações, tipo de terreno de cada território, entre outros.
Por esses motivos, temos países que se dividem em dois ou mais, além de um país só que possui diversas “nações” dentro de si, como é o caso do Brasil.
Para exemplificar tais conceitos, às vezes difíceis de entender, temos a distinção entre os termos pelos quais o continente no qual vivemos é chamado.
Seria América Latina ou América do Sul? Qual é a diferença entre as duas expressões? Elas não querem dizer a mesma coisa?
Diferenças entre a América Latina e a América do Sul
América Latina
Em resumo, América Latina é uma expressão cultural e geopolítica que abrange todos os países das Américas do Sul e Central, além do Caribe, que foram colonizados por países latinos, ou seja, que falam idiomas baseados no latim.
Indicação geográfica dos países que compõem a chamada América Latina – Imagem: Wikimédia Commons/reprodução
Contextualizando, estão incluídos países colonizadores como Portugal, Espanha e França, apesar de o idioma francês ter herdado influências de antigas línguas germânicas.
Para ser considerado latino, o país deve ter como idioma oficial o espanhol, português ou francês, além de, obviamente, estar no continente americano como um todo, já que há países colonizados que falam línguas latinas, mas não estão nas Américas.
Por isso, países como Jamaica e Belize, além dos dois gigantes da América do Norte, Estados Unidos e Canadá, não são considerados parte da América Latina, pois falam inglês.
Mas a língua não é o único fator para vincular essas nações, aspectos como a colonização em si, a miscigenação de povos e regimes autoritários pelos quais passaram também as impactam. Por essa razão, o Canadá, que também tem o francês como idioma oficial, não faz parte da América Latina.
América do Sul
Por outro lado, América do Sul é um conceito geopolítico que se refere apenas aos países localizados na porção de terra abaixo do Panamá no mapa, são eles:
-
Argentina;
-
Bolívia;
-
Brasil;
-
Chile;
-
Colômbia;
-
Equador;
-
Guiana;
-
Guiana Francesa;
-
Paraguai;
-
Peru;
-
Suriname;
-
Uruguai;
-
Venezuela.
Mapa que representa a divisão geopolítica da América do Sul – Imagem: Wikimédia Commons/reprodução
Esse conceito é uma forma de organização geográfica, assim como os termos América do Norte, América Central e Caribe, que designam diferentes regiões do continente americano.
Por fim, podemos ter em mente que a diferença fundamental entre os dois termos é que “América Latina” é uma designação cultural e geopolítica, enquanto “América do Sul” é uma designação geográfica.
A América Latina inclui países de diversas partes do continente americano que compartilham uma herança cultural comum, enquanto a América do Sul se refere especificamente aos países localizados na parte sul do continente americano.
Uma divisão conceitual respeitada
Essas duas conceitualizações são levadas em consideração por governos e órgãos internacionais, sobretudo na formação de blocos de países para tratar de assuntos diversos.
Portanto, entender a diferença entre América Latina e América do Sul é fundamental para compreender as diversas identidades e relações geopolíticas no continente americano.
Comentários estão fechados.