Não se confunda: qual a diferença entre carneiro, ovelha e cordeiro?
Animais são importantes fonte de renda para pecuaristas e possuem algumas peculiaridades.
Atualmente, existem mais de 1.400 espécies de ovelhas, carneiros e cordeiros no mundo. Todos são bovídeos da sub-família Caprinae, mamíferos e herbívoros ruminantes, além de serem quadrúpedes e viverem em locais abertos e rurais.
Muitas pessoas confundem esses animais, devido às semelhanças físicas deles, e até acham que são a mesma coisa, mas há significativas diferenças. A seguir, veja as principais de cada um.
Diferença entre carneiro, cordeiro e ovelha
Carneiro
O carneiro é o macho da família e tem uma diferença bem evidente: o chifre. Isso porque os demais não apresentam esse aspecto.
Assim como a ovelha, o carneiro é um importante animal na produção de lã. Com esse tecido, é possível produzir estofados, edredons e sapatos.
O carneiro também fornece carne para consumo, porém, não com a mesma qualidade que a dos seus ‘irmão’, por ser um produto mais duro.
Ovelha
Já a ovelha é a fêmea do rebanho e fornece muita matéria-prima para a produção de lã, além de ser a responsável pela gestação dos animais. Para isso, a mais indicada é a ovelha australiana.
De modo geral, as ovelhas têm um filhote por vez, chegando a três em um período de cinco meses.
Cordeiro
O cordeiro é o carneiro jovem, com no máximo um ano, mas sem o chifre. Ele costuma ser o mais utilizado na produção de carne por fornecer um produto mais macio. Já na produção de lã, é um animal mais limitado, justamente por ainda ser jovem e com poucos pelos.
Portanto, a ovelha, o cordeiro e o carneiro são três animais parecidos, da mesma família, que servem tanto para a produção de carne quanto para a produção de lã.
Comentários estão fechados.